Rui Rio mobiliza figuras do Porto contra "boicote" do Governo à Sociedade de Reabilitação

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 mai (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto reúne-se no sábado com personalidades da cidade para debater o "boicote" do Governo à Sociedade de Reabilitação Urbana e para elaborar uma carta aberta a enviar ao Executivo, anunciou hoje a autarquia.

Durante o encontro, marcado para as 11:00, num hotel do Porto, as figuras mobilizadas pelo autarca social-democrata Rui Rio irão "debater o boicote que o Governo está a fazer à PortoVivo SRU", refere um comunicado do Gabinete de Comunicação e Promoção da Câmara Municipal do Porto.

Também durante o encontro, assinala a nota de imprensa, os presentes "deverão assinar uma carta aberta ao Governo de Portugal, condenando a sua ação, e reclamar um apoio empenhado à Reabilitação da Baixa do Porto e, acima de tudo, uma atitude de respeito pela cidade".

O jornal Expresso adiantou na quinta-feira, na sua edição online, que Rui Rio "junta notáveis contra o Governo", como o bispo do Porto, políticos do PS e PSD, empresários e académicos, numa carta aberta ao Governo "Em defesa do crescimento económico e do respeito pelo Porto".

Nesta carta que o Expresso revelou, e que poderá sair como conclusão da reunião de sábado, Rui Rio e os 50 primeiros signatários apelam "ao Governo de Portugal que pondere toda a atuação do Estado na Porto Vivo -- Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), que não provoque a falência da empresa, que pague a sua dívida, que colabore ativamente no projeto de reabilitação da baixa portuense e de animação da atividade económica e que não desconsidere o Porto".

"A cidade não tolera desconsiderações, como historicamente sempre aconteceu", sublinham, segundo aquele semanário, defendendo que o Estado deve pagar os 2,4 milhões de euros que deve à SRU.

Os signatários criticam o facto de o representante do Estado ter votado "contra todos os pontos da ordem de trabalhos" na assembleia-geral da Porto Vivo, em abril.

Afirmam ainda que, "com estas atitudes de tão fraco sentido de responsabilidade, o Governo diz ostensivamente aos portugueses em geral, e aos portuenses em particular, que, no Porto, a reabilitação urbana não faz parte do seu programa de ação, por muito que, no discurso político, reafirme à exaustão o seu empenho nesta causa".

"Há nesta atuação, para além de uma incompreensível agressão à economia local e nacional, uma notória falta de respeito pelo Porto, cuja razão de ser escapa a qualquer lógica de racionalidade e razoabilidade", acrescentam.

O bispo do Porto, Manuel Clemente, o general Pires Veloso, os empresários Américo Amorim e Belmiro de Azevedo, o banqueiro Artur Santos Silva, os jornalistas e historiadores Germano Silva e Hélder Pacheco, o presidente não executivo da BIAL, Luís Portela e o vereador do PS na Câmara do Porto Correia Fernandes subscrevem o documento.

Juntam-se-lhes, entre outros, o diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Manuel Sobrinho Simões, o reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, o deputado socialista e ex-ministro Alberto Martins, os ex-ministros de governos socialistas Luís Braga da Cruz e Daniel Bessa e o presidente da Casa da Música, Dias da Fonseca.

O presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) revelou, em abril, que aquele organismo reprovou as contas da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo relativas a 2012 para evitar a insolvência da empresa.

O IHRU avisou que "já não" pretende pagar a dívida de 2,4 milhões de euros à empresa, que se encontra sem presidente desde dezembro, nem aprovar as contas de 2012.

A verba de 2,4 milhões de euros diz respeito à reposição do prejuízo da empresa em 2010 e 2011, que há um ano o IHRU prometeu pagar.

O presidente da Câmara do Porto tem vindo a lamentar que o que o IHRU considera como prejuízo corresponda a "investimento", afirmando que os 5,5 milhões de euros gastos no quarteirão das Cardosas arrastaram "mais de 90 milhões de euros de investimento privado".

JAP/JGJ (LIL/ACG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.