Fernando Santos preparado para qualquer decisão do TAS

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) - O selecionador português de futebol, Fernando Santos, afirmou hoje que está preparado para qualquer decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) e frisou que tem "toda a confiança" na equipa técnica, caso tenha que falhar os próximos jogos.

"Estou tranquilo, sereno. Espero com serenidade, tenho confiança absoluta naqueles que trabalham comigo. Não sabemos o que vai acontecer, mas estamos prontos para qualquer situação. Há uma equipa que trabalha em conjunto na seleção e está preparada. Temos confiança absoluta", afirmou Fernando Santos.

O selecionador falava na conferência de imprensa de apresentação dos convocados para o encontro frente à Sérvia, do Grupo I de qualificação para o Euro2016, a disputar no dia 29 de março, no Estádio da Luz.

Fernando Santos deverá conhecer na sexta-feira a decisão final dos sobre o recurso ao castigo de oito jogos imposto pela FIFA, uma pena que poderia afastar o selecionador português dos 'bancos', no mínimo, durante um ano.

Ainda como selecionador da Grécia, Fernando Santos foi expulso na partida frente à Costa Rica, nos oitavos de final do Mundial2014, e foi castigado com oito jogos de suspensão pela FIFA, sob acusação de desrespeito ao organismo por não ter saído do campo logo após a expulsão.

Com apenas cinco encontros por disputar na qualificação para o Euro2016, a manutenção do castigo afasta Fernando Santos do resto do apuramento e de três jogos da fase de grupos, caso Portugal se apure diretamente, sem passar pelos 'play-offs', para a competição que se vai disputar em França.

Atualmente, a seleção portuguesa ocupa o segundo lugar do Grupo I com menos um ponto mas também menos um jogo que a Dinamarca, que lidera. Neste agrupamento, os dois primeiros classificados apuram-se diretamente, enquanto o terceiro vai disputar os 'play-offs'.

Se a seleção portuguesa falhar o apuramento, este castigo só irá permitir o regresso de Fernando Santos no início de 2017 em plena fase de qualificação para o Mundial2018, um cenário de quase dois anos de ausência.

LG/MYO // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.