Câmara do Fundão avança com construção do Centro de Biotecnologia de Plantas

| País
Porto Canal / Agências

Fundão, Castelo Branco, 02 mar (Lusa) - A Câmara do Fundão vai avançar com a construção do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, num investimento previsto de cerca de dois milhões e meio de euros, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

De acordo com Paulo Fernandes (PSD), o concurso público para a construção do equipamento foi lançado na última semana e prevê a construção de uma área de incubação de empresas que deverá contribuir para a criação de cerca de 200 postos de trabalho.

"Além da componente laboratorial, teremos uma área agroindustrial para acolhimento de empresas e que está preparada para cerca de 150 postos de trabalho. A par disso, teremos ainda outra valência destinada ao desenvolvimento de microempresas, que deverão permitir a criação de 40 a 50 postos de trabalho", referiu.

Para o autarca, esta "é uma aposta estratégica, porque permitirá atrair empresas e investidores", além de "acrescentar valor à fileira frutícola" da região.

Segundo adiantou, a autarquia também está já a desenvolver contactos "a nível do mercado nacional e internacional" no sentido de cativar empresas que ali queiram fixar a respetiva atividade e investigação.

Além da área de incubação empresarial, o Centro de Biotecnologias de Plantas da Beira Interior integra ainda um Centro de Investigação e Desenvolvimento, cuja criação já está a ser levada a cabo no âmbito de uma parceria entre o município fundanense, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Universidade da Beira Interior.

A área laboratorial fica instalada na Escola Agrária do IPCB e a área experimental será desenvolvida no Parque Agroalimentar Gardunha Sul, na freguesia da Soalheira, concelho do Fundão, local em que também ficará instalada a componente de incubação de empresas.

Com financiamento europeu aprovado a 85%, o centro contará com 30 hectares de terreno e ficará preparado para a produção de vários milhares de plantas por ano, designadamente florestais, frutícolas, bem como aromáticas e medicinais.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.