Falhas nas assinaturas travam corrida de Emanuel Bettencourt à Câmara da Feira
Porto Canal / Agências
Santa Maria da Feira, 07 ago (lusa) - O líder do movimento de cidadãos "Somos Feira" desistiu da sua candidatura à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira após constatar que a lista das assinaturas exigidas por Lei para o efeito tinha dados incompletos.
Fonte do movimento confirmou hoje à Lusa que não foi apresentada candidatura à Câmara Municipal nem à Assembleia Municipal, pelo que, com ligações a essa estrutura, só há agora dois candidatos à Assembleia de Freguesia de Santa Maria de Lamas e à da União de Freguesias com sede na Feira.
"Antes da entrega da candidatura verificámos que muitos proponentes não tinham todos os dados necessários e por isso decidimos não apresentar candidatura a esses órgãos", explica a mesma fonte. "Concentramos esforços nas candidaturas a duas assembleias de freguesia", acrescenta.
No caso da Assembleia da União das Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, que terá como sede o centro do concelho, o cabeça-de-lista é Joaquim Pinto e continua a ter como estrutura de apoio o movimento "Somos Feira".
Já no que se refere à Assembleia de Freguesia de Santa Maria de Lamas, foi criado para o efeito "um movimento cívico irmão" chamado "Somos Lamas", pelo qual o candidato é o arquiteto Valdemar Melo.
Emanuel Bettencourt tinha lançado oficialmente a sua candidatura a 25 de junho, apresentando como principal proposta do seu programa eleitoral a criação do primeiro "banco autárquico" do país, em contrapartida ao sistema bancário tradicional.
Para o consultor comercial de 51 anos, essa era "uma ideia bastante radical", mas a atual crise motivara "um enorme número de diagnósticos" que deixara demonstrado que "as estratégias adotadas até agora conduziram ao declínio da banca normal".
AYC // JGJ
Lusa/Fim