Bloco de Esquerda diz que demissão de Pais Jorge não dispensa demissão de ministra

| Política
Porto Canal / Agências

Faro, 07 ago (Lusa) -- O coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, afirmou hoje que a demissão do secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, não dispensa a demissão da ministra Maria Luís Albuquerque, por ter sido quem o nomeou.

"A demissão do secretário de Estado não dispensa a demissão da ministra, na medida em que foi ela quem o nomeou e, em segundo lugar, a própria ministra está envolvida numa série de trapalhadas e mentiras que exigem a sua demissão", disse à Lusa João Semedo.

Momentos antes do anúncio de que Joaquim Pais Jorge se havia demitido, o coordenador do Bloco de Esquerda já tinha dito, em Faro, que "todos os dias o Governo se envolve em mais uma trapalhada e a sucessão de trapalhadas justifica-se para proteger a sua ministra das Finanças, que mentiu ao Parlamento, que mentiu ao país".

João Semedo realçou que "se o Governo julgava que punha uma pedra em cima do assunto com a demissão do secretário de Estado do Tesouro é exatamente ao contrário", ou seja, "dá ainda mais visibilidade à necessidade" de demissão da ministra Maria Luís Albuquerque.

O secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, apresentou hoje a demissão do cargo, na sequência da polémica que envolve o caso 'swap', de acordo com um comunicado do ministério das Finanças.

Pais Jorge tomou posse a 02 de julho.

Numa declaração de uma página, enviada pelo Ministério das Finanças, Joaquim Pais Jorge adianta que aceitou o convite para o cargo "com muito orgulho", já que "a situação que o país atravessa é dificílima", considerando por isso ser "uma enorme honra em poder ajudar" um país que estava sob assistência financeira.

TDI (ALU/DD) ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".