"As 50 Sombras de Grey" teve estreia de sucesso mas pode estar em queda

"As 50 Sombras de Grey" teve estreia de sucesso mas pode estar em queda
| País
Porto Canal (LYA)

"As 50 Sombras de Grey" tornou-se no recorde de bilheteira de 2015, ultrapassando o filme mais lucrativo de sempre - "Avatar" no ranking das estreias mais assistidas de sempre, em Portugal. No entanto, há quem anteveja uma queda nos números durante os próximos dias e semanas.

A adaptação cinematográfica do romance erótico e E. L. James gerou receitas mundiais de 218 milhões de euros - 837 mil em Portugal - no primeiro fim-de-semana em exibição e é o recorde de bilheteira de 2015. No Reino Unido é o filme para maiores de 18 anos com a estreia mais lucrativa de sempre. Nos Estados Unidos a terceira. Em Portugal, teve 160 mil espectadores no passado fim-de-semana e ultrapassou o filme "Avatar".

No ranking do Instituto do Cinema e do Audiovisual, "As 50 Sombras de Grey" ocupa a 16ª posição na tabela das melhores estreias de sempre em Portugal por número de espectadores. "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (2008) ocupa o primeiro lugar com uma assistência de 224 893 nos primeiros dias, seguido do filme "Twilight - Amanhecer: Parte 2" (2012) - com 217 301 espectadores - e "Madagáscar 2" (2008) - com 204 989. Segundo a Variety, desde a estreia, cerca de 300 mil pessoas descarregaram ilegalmente uma cópia de baixa qualidade do filme, aparentemente gravada com câmara num cinema.

Os fãs da trilogia erótica asseguravam o sucesso do filme, no entanto isso não serve, por si só, para justificar os resultados dos primeiros dias. Comparando, o filme "Twilight" teve uma quebra, nos Estados Unidos, de 40,8% no segundo dia de cartaz. As "As 50 Sombras de Grey" registou uma subida de 51%, avança o Público. A Associated Press escreve que, tendo em conta o cenário, a mudança da data de estreia para o Dia dos Namorados foi uma jogada de mestre da produtora Universal.

“Este é o único fim-de-semana em todo o ano em que os homens vão ver um filme que não querem ver. As outras 51 semanas são um pouco diferentes”, argumentou à agência Gitesh Pandya, editora do site Box Office Guru. Mesmo assim 68% dos espectadores são do sexo feminino.

Os primeiros resultados deixam claro à produtora que vale a pena avançar para a adaptação dos restantes dois volumes da trilogia, no entanto, as críticas de que o filme tem sido alvo e a desilusão dos espectadores com as cenas de sexo cortadas na adaptação cinematográfica podem levar a uma quebra nos números até agora alcançados.

“Antecipo um grande declínio e uma erosão rápida nos dias e semanas que se seguem. Este [filme] não terá muita capacidade de resistência para continuar”, defendeu Gitesh Pandya.

+ notícias: País

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira. Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eurodreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

Não se registaram totalistas no sorteio desta quinta-feira do Eurodreams, contudo houve dois apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

“Quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou que, “quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”, sublinhando que qualquer governo deve passar pela Concertação Social para “ouvir os outros”.