Bombeiro que faleceu é exemplo dos que dão vida pelos bens da pátria -- Liga

| País
Porto Canal / Agências

Miranda do Douro, 06 ago (Lusa) - O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse que o bombeiro que morreu em Miranda do Douro é "o exemplo" dos homens e mulheres que dão a própria vida para salvar os bens da sua pátria.

"Estes homens e mulheres levam ao extremo a sua missão, que depois poderá ser paga com a sua própria vida", frisou Jaime Soares.

O comandante dos bombeiros de Miranda do Douro disse que os portugueses e o Governo têm de olhar para os bombeiros voluntários com outros olhos.

"Tudo isto se torna mais complicado porque temos um outro homem no hospital da Prelada em estado muito reservado", frisou Luís Martins.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, marcou hoje presença no funeral do bombeiro que morreu na quinta-feira, na sequência de queimaduras graves sofridas no combate ao fogo, em Cicouro no concelho Miranda do Douro.

António Nuno Ferreira, operador de central no quartel dos bombeiros de Miranda do Douro de 1998, era casado e deixa uma filha com 16 anos de idade. O bombeiro era natural de São Martinho de Angueira, uma aldeia próximo do local do incêndio.

O bombeiro apresentava um quadro clínico "muito grave", com disfunção cardiopulmonar, não tendo resistido à gravidade das queimaduras.

Segundo o Hospital da Prelada, no Porto, o estado de saúde dos dois bombeiros de Miranda do Douro ainda internados na Unidade de Queimados, de 25 e 32 anos, não sofreu evolução.

A unidade hospitalar refere que o bombeiro de 25 anos mantinha hoje uma situação clínica "muito grave" e um prognóstico "muito reservado".

O estado do bombeiro de 32 anos, transferido na sexta-feira à tarde do Hospital de Bragança para a Prelada, continuava a evoluir "favoravelmente" e o seu prognóstico é "favorável".

Os bombeiros ficaram feridos na quinta-feira, num incêndio em Miranda do Douro, que provocou ferimentos ligeiros a mais três elementos.

Os membros da corporação foram surpreendidos numa mudança brusca de vento e ficaram encurralados no meio do fogo, entre Cicouro e São Martinho de Angueira, junto à fronteira com Espanha, contou à agência Lusa o comandante Luís Martins.

As chamas destruíram também o veículo do dispositivo de combate a incêndios em que os bombeiros se deslocavam.

FYP (SYF) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".