PS quer que Governo revele cortes que estão a ser decididos em "segredo"

PS quer que Governo revele cortes que estão a ser decididos em "segredo"
| Política
Porto Canal

O PS exigiu hoje que o Governo revele que cortes estão a ser decididos em "segredo", acusando o executivo de maioria PSD/CDS-PP de "esconder" o que está a preparar para só ser revelado depois das autárquicas.

"Há um segredo neste verão: os cortes que o Governo está a preparar e só quer revelar depois das autárquicas. O PS exige que o senhor primeiro-ministro e o Governo revelem rapidamente aos portugueses que cortes estão a ser decididos neste momento", afirmou o porta-voz do PS, João Ribeiro, numa declaração aos jornalistas.

Acusando o PSD de esconder "o símbolo do partido nas eleições autárquicas" e de esconder os cortes, João Ribeiro lamentou que os portugueses continuem a ser "a ser massacrados com notícias de cortes, com fugas de informação, sem saber que cortes estão a ser decididos, quantos cortes e o porquê de mais cortes".

Por isso, acrescentou, o primeiro-ministro precisa de dizer com "urgência" qual a dimensão desses cortes, em que áreas eles irão ser feitos, como afetarão a vida dos portugueses, qual o seu impacto na economia e no desemprego e com base em que estudos é que estão a ser decididos.

A este propósito, o porta-voz socialista recordou que em agosto do ano passado Passos Coelho anunciou a recuperação económica para 2013, para depois em setembro avançar "com mais uma dose brutal de austeridade".

"Este Governo não é de confiança", sublinhou.

Questionado sobre as críticas do PSD ao silêncio do PS sobre um relatório do banco Montepio divulgado na segunda-feira e segundo o qual a economia portuguesa registou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano, João Ribeiro considerou tratar-se de mais "um episódio" da forma como os sociais-democratas procuram "esconder a realidade e tentam trabalhar uma realidade virtual que não corresponde à realidade económica e social do país".

O porta-voz do PS notou ainda que o estudo mantém as previsões para 2013 e 2014, sendo que são piores do que as previsões admitidas pelo Governo.

"Para 2014, quando o Governo admite crescimento, estudo prevê recessão", acrescentou, considerando que se o estudo diz que pode haver uma "ligeirissima tendência de inversão" isso significa que é altura de inverter a política de austeridade.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.