Projecto social cria sabão artesanal para promover património de Coimbra

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 09 fev (Lusa) -- Um projeto na área da inclusão social de jovens, apresentado hoje, em Coimbra, visa o fabrico de um sabão artesanal que promova o património da cidade de Coimbra, classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Promovido pelo Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC), o projeto Sabão Com Arte -- E5G tem como principal objetivo a "inclusão social de jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis", disse à agência Lusa Maria João Buzano, diretora executiva desta associação privada sem fins lucrativos.

O desenvolvimento do projeto passa pela criação de um "negócio social que consistirá no fabrico e comercialização de um sabão artesanal, que represente e promova o património" histórico e cultural de Coimbra, segundo uma nota do CEIFAC, que lidera a iniciativa, em parceria com outras entidades.

Os promotores pretendem "favorecer o acesso ao emprego" a 20 jovens, entre 18 e 30 anos, nomeadamente emigrantes e descendentes de emigrantes, comunidades ciganas, jovens que já estiveram institucionalizados, em situação de abandono escolar precoce, desocupação ou desemprego, "que não estão inseridos no mercado de trabalho e não beneficiam de suporte relativamente ao rumo e ao processo de construção de um projeto de vida".

Trata-se de uma ação de "empreendedorismo social, de cariz experimental e inovador" e foi um dos 15 projetos aprovados entre 228 submetidos no âmbito das candidaturas pontuais ao Programa Escolhas E5G -- 2015, sob a tutela do Alto Comissariado para as Migrações, sendo cofinanciado pelo Estado português e pelo Fundo Social Europeu.

O projeto Sabão Com Arte -- E5G visa "recuperar a tradição do fabrico do sabão", em Coimbra, onde teve "grande importância" na segunda metade do século XIX, tendo dado lugar, em Santa Clara, na margem esquerda do rio Mondego, à fábrica de Augusto Luiz Martha, inaugurada em 1871.

"Pretende-se explorar este nicho de mercado, que, em todo o país, segundo o Registo Nacional do Artesanato, dispõe apenas de oito unidades produtivas artesanais", salienta o CEIFAC.

Neste projeto, participam também, como parceiros, o Centro de Formação Profissional e do Artesanato (CEARTE), o Instituto Politécnico de Coimbra, a Academia de Empreendedorismo -- INOPOL, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e a Universidade, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Os formandos receberão "uma abrangente formação teórica e prática", além de formação dirigida ao desenvolvimento de 'soft-skills' (competências pessoais que permitem melhorar a interação com os outros) "potenciadoras de uma melhor inserção profissional no mercado de trabalho".

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".