Treze concelhos do continente sob risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 ago (Lusa) -- Treze concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda) e Sernancelhe, Moimenta da Beira e Tarouca (Viseu).

Vários concelhos do interior do país e Algarve apresentam também risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 75 incêndios, que foram combatidos por 1.232 operacionais, com o auxílio de 314 veículos.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado até meio da manhã no litoral com possibilidade de ocorrência de chuvisco a norte do Cabo Carvoeiro, vento fraco a moderado, sendo forte no litoral durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e centro e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

No sul, prevê-se céu pouco nublado, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco enquanto nos Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, no Funchal e Santa Cruz das Flores prevê-se uma máxima de 26 graus Celsius, no Porto 22, em Faro 30, em Évora e Beja 31, Castelo Branco 29 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 25.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".