Livro homenageia antropólogo brasileiro que estreitou diálogo com académicos portugueses

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 fev (Lusa) - O investigador brasileiro Celso Castro e a investigadora portuguesa Graça Índias Cordeiro lançam, em Lisboa, esta semana, o livro de homenagem ao antropólogo brasileiro Gilberto Velho, conhecido por estreitar o relacionamento entre o mundo académico brasileiro e o português.

O livro, intitulado "Mundos em Mediação - Ensaios ao Encontro de Gilberto Velho", reúne ensaios de investigadores brasileiros e portugueses, de instituições e gerações distintas, mas que, de alguma forma, foram impactados pelo trabalho de Gilberto Velho.

"Gilberto teve uma atuação muito importante no estabelecimento de vínculos entre pesquisadores brasileiros e portugueses [...] Ele foi um mediador entre dois mundos académicos que eram muito apartados, embora falassem a mesma língua", afirmou à Lusa Celso Castro, um dos organizadores do livro.

Entre as obras importantes para esse vínculo criado por Gilberto Velho, destaca-se "Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal", publicado em 1999, como parte da coleção "Antropologia Social".

"Esse livro consolidou um processo de aproximação entre vários autores presentes no livro", destaca Castro, a recordar sua forma de trabalho marcadamente interdisciplinar, aberto a influências do meio literário e artístico nos seus estudos de antropologia urbana.

A obra foi editada pela editora brasileira Fundação Getúlio Vargas (FGV) e está a ser apresentada esta semana, durante o Congresso Luso-Afro-Brasileiro (Conlab), que este ano se realiza em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova, até ao próximo dia 05, quinta-feira.

O trabalho, que também vai ficar disponível "online", marca os 70 anos que o investigador, morto em 2012, completaria este ano.

FYRO // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.