Maioria chumba revogação da prova de avaliação de professores

Maioria chumba revogação da prova de avaliação de professores
| Política
Porto Canal

A maioria PSD/CDS-PP rejeitou hoje os projetos de lei de PCP e PEV para a revogação da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) dos professores, criada pelo governo socialista de Sócrates, com o PS a abster-se.

A oposição tinha argumentado na véspera que a PACC serve como "forma de eliminar" mais docentes da escola pública. O PS tinha concordado que, tal como foi implementada pelo executivo, a prova deixara de fazer sentido. Sociais-democratas e centristas defenderam a continuidade daquele método de "seleção para ingresso na carreira".

A PACC aplica-se aos professores contratados com menos de cinco anos de serviço, sendo condição para a contratação.

Os projetos de resolução de PCP e BE, no sentido de devolver o Arsenal do Alfeite à esfera da Marinha portuguesa e extinguir a atual empresa pública de sociedade anónima, foram chumbados pela maioria e pelo PS.

Socialistas, PSD e CDS-PP rejeitaram igualmente o projeto de lei bloquista que visava garantir o direito ao acesso a bens de primeira necessidade como a água e a energia.

+ notícias: Política

Fim das portagens nas ex-SCUT debatido hoje no Parlamento

A Assembleia da República debate esta quinta-feira, por iniciativa do PS, o fim das portagens em autoestradas ex-SCUT, propostas com um desfecho incerto uma vez que os partidos não “abriram o jogo” em relação aos sentidos de voto.

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.