Habitantes do Lindoso tentam manter acesa a tradição do "Enterro do Pai Velho"

Habitantes do Lindoso tentam manter acesa a tradição do "Enterro do Pai Velho"
| Norte
Porto Canal (JYO)

Cerca de 170 habitantes da localidade do Lindoso, em Ponte da Barca, resistem "à falta de gente" e todos os anos mantêm viva a tradição do "Enterro do Pai Velho", o entrudo tradicional daquela aldeia.

"É cada vez mais difícil manter viva a tradição porque as pessoas são cada vez menos. São necessárias cerca de 20 pessoas úteis, que possam andar porque é uma tradição que dá trabalho. O problema é que 50% da população da aldeia já tem mais de 75 anos", disse Manuel Ribeiro, o vice-presidente da associação "Os Amigos do Lindoso", à Lusa.

É uma tradição única no país que assinala o início do ano agrícola nas povoações da serra, a despedida do inverno e as boas vindas à primavera.

As festividades começam dia 14 de Fevereiro, tendo como cenário de fundo o castelo do Lindoso. A festa faz-se por toda aldeia, ao som de bombos, concertinas, ferrinhos, castanholas e cantares ao desafio.

O "Enterro do Pai Velho", à meia-noite, marca o fim da festa. A figura do "Pai Velho" é queimada numa grande fogueira e é feita a leitura do testamento por ele deixado. São satirizadas publicamente situações que andam na boca do povo durante o ano, onde ninguém é poupado.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.