Feira quer que hospital dê prioridade à contratação de mais profissionais de saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, Aveiro, 29 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Feira defendeu hoje que, apesar da cessação de funções dos administradores do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), a prioridade deve ser dada à "contratação de mais profissionais de saúde".

As declarações do autarca à Lusa surgem no contexto da falta de camas para internamento no Hospital da Feira, o sucessivo adiamento de cirurgias nessa unidade e o anúncio na quarta-feira da cessação de funções dos atuais administradores do CHEDV - que tutela tanto o Hospital S. Sebastião, na Feira, como os de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.

"A saída da administração tratar-se-á de um processo normal de cessação de funções", admite Emídio Sousa. "No entanto, seja qual for a próxima administração, o importante é que sejam recrutados os profissionais de saúde de que os serviços do hospital precisam para um funcionamento adequado", realça o autarca.

O presidente da Câmara recorda, aliás, que já em maio de 2014 alertara o secretário de Estado da Saúde para "o grande problema do CHEDV": a sua falta de profissionais clínicos, "já na altura devidamente quantificados".

Os problemas verificados na unidade da Feira ao longo das últimas semanas resultarão assim "dessa escassez de recursos humanos e também de um anormal surto de gripe que está a congestionar os serviços do hospital".

Para Emídio Sousa, que essa situação deixa demonstrado "que se deve acelerar o processo de admissão de profissionais de saúde, tal como prometido pelo secretário de Estado, e atender aos casos mais urgentes e prioritários, para que ninguém fique sem a necessária assistência médica".

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.