Crianças das escolas de Viseu recebem a partir de hoje fruta gratuita

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 20 jan (Lusa) -- Cerca de 3.500 alunos de 54 escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Viseu recebem, a partir de hoje e até ao final do ano letivo, uma peça de fruta gratuita duas vezes por semana.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, deslocou-se hoje de manhã à escola básica de Santiago para lançar simbolicamente mais uma edição da iniciativa Fruta Escolar, que representa um investimento do município de 26 mil euros.

O autarca disse aos jornalistas que, por um lado, é importante para o equilíbrio da alimentação que as crianças comam fruta e, por outro, deve-lhes ser incutido o hábito do consumo da fruta.

"Vamos procurar distribuir fruta que seja da época e da região, como a maçã Bravo Esmolfe", explicou.

O fornecimento de maçãs, peras, clementinas, laranjas e cenouras é garantido pela Cooperativa Agrícola de Fruticultores da Beira Alta e o investimento municipal será candidatado aos apoios disponíveis do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas para este efeito.

Segundo Almeida Henriques, "a iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com os cinco agrupamentos de escolas que garantem complementarmente a organização de visitas a quintas, mercados e feiras".

O objetivo é "ligar os meninos à terra para que percebam que a fruta que comem não se compra só no supermercado", frisou, considerando que, desta forma, é feita "a sensibilização das crianças para a importância de uma alimentação saudável e do consumo de produtos locais".

A iniciativa Fruta Escolar "não substitui outros programas já existentes, como o do leite escolar e o da distribuição de fruta nas refeições escolares", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.