Fogo de Moimenta da Beira dominado às 10:23

| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de quinta-feira em Moimenta da Beira foi dominado às 10:23 de hoje, mas os bombeiros "têm ainda muito trabalho pela frente", disse à agência Lusa o segundo comandante operacional distrital.

"O incêndio está dominado, mas ainda teremos muitas horas de trabalho para consolidar a situação, em terrenos muito difíceis e muito íngremes", explicou Henrique Pereira.

No local, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil ma internet, encontram-se 397 operacionais (302 dos quais bombeiros), apoiados por 81 veículos, dois helicópteros bombardeiros e dois aviões bombardeiros.

O fogo teve início às 13:35 de quinta-feira em Castelo, no concelho de Moimenta da Beira, e alastrou-se ao concelho vizinho de Tabuaço.

"Houve várias projeções do fogo, que fizeram com que se alastrasse ao concelho de Tabuaço", contou Henrique Pereira.

O combate ao incêndio -- que na quinta-feira chegou a ter quatro frentes ativas - foi dificultado quer pelo vento, quer pelos difíceis acessos, tendo chegado a ameaçar povoações.

"Não arderam casas de habitação, apenas anexos e terrenos agrícolas", afirmou.

Às 09:00 de hoje o fogo ficou com apenas uma frente ativa, de difícil acesso, que foi dominada com a ajuda dos quatro meios aéreos.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.