Duas barras fechadas e cinco condicionadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jan (lusa) -- As barras de São Martinho do Porto e Esposende estão hoje fechadas à navegação e outras cinco estão condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, informou a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível às 06:00 na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Caminha está condicionada e fechada a embarcações com comprimento inferior a 7 metros e a da Figueira da Foz a embarcações com comprimento inferior a 11 metros.

A barra marítima de Póvoa do Varzim está aberta a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da preia-mar, devido à previsão de agitação marítima.

De acordo com a Marinha, a barra de Aveiro está aberta apenas a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após da preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando gradualmente para 3,5 a 4,5 metros e na costa sul, ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

A temperatura da água do mar vai variar entre os 13 e os 16 graus.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.