Lopetegui pede o melhor FC Porto para vencer jogo de "máxima dificuldade"

| FC Porto
Porto Canal

O técnico do FC Porto, Julen Lopetegui, recordou hoje que a equipa terá de fazer "o melhor" para vencer num campo de dimensão menor, como é o do Penafiel, em jogo da 17.ª jornada da I Liga de futebol.

"É um campo reduzido, e vamos defrontar uma equipa com boa dinâmica, ordem, agressividade, boa nas transições e que dificulta muito as opções do adversário", defendeu o espanhol, na conferência de imprensa de antevisão do encontro.

Por isso, sublinhou que a equipa "não pode facilitar" frente ao penúltimo classificado e que terá de fazer "o melhor" para deixar Penafiel com os três pontos.

Julen Lopetegui disse esperar um encontro de "máxima dificuldade" e, em jeito de aviso, deu até o exemplo do Nacional, que saiu derrotado do Municipal 25 de Abril (2-1).

"O objetivo para este jogo é o mesmo de sempre: dar o nosso melhor, respeitar o adversário e fazer as coisas bem, de modo a podermos superar o adversário", frisou.

Confrontado com o facto de Benfica, Sporting e Sporting de Braga terem saído de Penafiel com vitórias expressivas (0-3, 0-4 e 1-6, respetivamente), Lopetegui garantiu que o "o que aconteceu com as outras equipas não importa".

O técnico foi ainda questionado sobre o facto de ter vencido todos os jogos desde a derrota dos 'azuis e brancos' frente ao Benfica, no Dragão (0-2), tendo respondido que a equipa "já estava a crescer muitos antes desse jogo" e que, apesar de a análise se focar sempre nos resultados, a equipa "merecia muito mais".

"Podes ser superior, fazer muitas coisas bem e não ganhar os jogos. Nesse aspeto, estamos um pouco tristes por não termos mais pontos, mas isso é algo que não podemos controlar. O que podemos fazer é, continuando a ter grandes estatísticas, ter também mais pontos", vincou.

O encontro entre o FC Porto, segundo classificado da I Liga, a seis pontos do Benfica, enfrenta o Penafiel a partir das 20:15 de sábado.

Lopetegui lamenta que figuras do FC Porto não tenham sido distinguidas pela FPF


Julen Lopetegui, técnico do FC Porto, lamentou hoje que Pedroto, antigo técnico dos 'dragões', e Pinto da Costa, presidente do clube, não tenham sido distinguidos na gala do centenário da Federação Portuguesa de Futebol, na quarta-feira.

"O Pedroto mudou o nível dos treinadores em Portugal", começou por dizer o treinador espanhol, quando confrontado com o tema, durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Penafiel, da 17.ª jornada.

As críticas estenderam-se depois ao facto de o dirigente máximo dos 'azuis e brancos' não ter sido distinguido. "Não há no mundo nenhuma personalidade que tenha conquistado tantos títulos", defendeu, referindo-se a Pinto da Costa.

Lopetegui aproveitou ainda para dar os parabéns ao futebol português. "Tem razões para estar muito orgulhoso por ter grandes talentos como Eusébio, [Cristiano] Ronaldo e [José] Mourinho, mas também deveriam ter sido valorizados outros nomes", sublinhou.

Em comunicado, o FC Porto denunciou hoje aquilo que considera ser o "branqueamento da história" por parte da FPF na gala em que assinalou o centenário, lamentando a "incompreensível e inaceitável ausência de qualquer referência a José Maria Pedroto", treinador campeão nacional com os 'dragões' em 1977/78 e 1978/79.

"Se há treinador na história do futebol português que não pode ser esquecido é José Maria Pedroto, pela revolução que provocou, pelas barreiras que ajudou a derrubar, mas também por ter sido o primeiro treinador a conquistar um título internacional para a federação", observa, em alusão à vitória no campeonato europeu de juniores em 1961.

O FC Porto criticou também o "lamentável esquecimento" de "ter passado ao lado do facto de o dirigente mais titulado da história do futebol mundial ser presidente do clube português que mais troféus conquistou", em referência a Pinto da Costa.

Na Gala Quinas de Ouro foram galardoados, entre outros, Cristiano Ronaldo (jogador do século), José Mourinho (treinador do século) e Pedro Proença (árbitro do século), enquanto Eusébio, Figo e Carlos Queiroz foram alguns dos distinguidos com prémios honorários

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.