Hospitais que trocaram relatórios e erraram diagnósticos alvo de processo da ERS

Hospitais que trocaram relatórios e erraram diagnósticos alvo de processo da ERS
| País
Porto Canal

Os hospitais Amadora-Sintra e de Santa Marta foram alvo de processos da Entidade Reguladora da Saúde por terem trocado relatórios de doentes, levando a que um fizesse tratamentos desnecessários e a outro fosse diagnosticado um cancro que não tinha.

O caso passou-se no final de 2013 e visou uma doente a quem foi atribuído um relatório de uma ressonância magnética (RM), que a doente em causa nunca realizou, que determinou a realização de tratamentos desnecessários.

Em função desse relatório, a utente foi internada no Hospital, submetida a uma punção lombar e a terapêutica específica, de que não necessitava.

"Deste modo, o prestador não respeitou o direito da utente à informação e à qualidade dos serviços de saúde prestados e não cumpriu os procedimentos legais previstos nesta matéria", considera a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que abriu um processo de instrução contra o hospital.

O outro caso visa o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), concretamente o Hospital de Santa Marta, num caso levado ao conhecimento da ERS no início de 2014.

Segundo a ERS, o Hospital de Santa Marta entregou a uma utente um relatório de uma broncoscopia que aí realizou e que indicava a existência de uma neoplasia em estado avançado.

Só mais tarde é que verificou que aquele relatório correspondia a um exame de outro utente.

No âmbito deste processo, o regulador verificou que os profissionais de saúde daquele hospital "não cumpriram os procedimentos adequados nesta matéria, tendo sido entregue à utente um relatório de uma broncoscopia que havia sido realizada a outro utente".

"Deste modo, o prestador não respeitou o direito da utente à informação e à qualidade dos serviços de saúde prestados e não cumpriu os procedimentos legais previstos nesta matéria", conclui a ERS.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.