Inconclusiva investigação sobre incêndio que destruiu obra no Convento do Buçaco

| País
Porto Canal / Agências

Buçaco, Mealhada, 13 jan (Lusa) - A Fundação Mata do Bussaco anunciou hoje que foi inconclusiva a investigação sobre o incêndio ocorrido em dezembro de 2013 na capela da Sagrada Família do Convento de Santa Cruz do Buçaco, que destruiu um quadro de 1664.

O fogo ocorrido na noite de 24 de dezembro provocou danos irreparáveis e destruiu por completo a tela da Sagrada Família, da pintora Josefa de Óbidos, que estava avaliada em dezenas de milhares de euros.

Em comunicado, a fundação, situada no município da Mealhada, distrito de Aveiro, informa que o processo de investigação realizado pelas autoridades policiais foi concluído sem se encontrar uma justificação para o sucedido, embora afastando a hipótese de roubo ou curto-circuito.

Citando o documento de arquivamento do processo, a nota refere que "não foi possível identificar um eventual agente concreto, tendo sido mesmo avançada a provável causa do incêndio a uma vela que terá reacendido, ficando assim colocada de parte a hipótese de curto-circuito".

"A investigação que incluiu pertinentes exames laboratoriais de amostras removidas pela Polícia Judiciária no local do incidente concluiu que de facto foram identificados pigmentos de pintura contextualizados do século XVII, identificando-se pigmento branco de chumbo (usado nesse período) e ocre", lê-se no comunicado.

Segundo a mesma nota, "a Sagrada Família pintada para os Carmelitas Descalços do Buçaco é um tema saído da experiência e maturidade artística de Josefa de Óbidos que seria retomado, em 1672, no painel retabular realizado para a série do extinto Convento de Carmelitas Descalças de Cascais. De um a outro vai a distância de um tratamento intimista de uma piedade controlada no Buçaco e de um sentido de maior teatralidade em Cascais".

A Fundação Mata do Bussaco anunciou ainda que já tem um plano de reabilitação da área afetada, "que se iniciou com a limpeza do alçado do transepto do lado do evangelho da igreja do Convento de Santa Cruz do Buçaco".

AMV (SSS) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.