Câmara Municipal autoriza estátua ao cónego Melo

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 23 mai (Lusa) - A Câmara de Braga autorizou hoje a colocação de uma estátua ao cónego Melo na cidade, uma "homenagem" a um "bracarense dos sete costados", segundo justificou o presidente da autarquia, Mesquita Machado.

A ereção de um monumento ao religioso foi proposta à autarquia por um grupo de cidadãos cujo pedido foi aprovado com os votos favoráveis do PS e com a abstenção dos vereadores eleitos pela coligação Juntos por Braga.

A homenagem ao cónego Melo, que foi vigário geral da arquidiocese de Braga durante mais de três décadas, foi contestada pelo BE que considerou ser uma "provocação" por este ter sido acusando de ter "liderado o ataque" a sedes do PCP e de organizações de esquerda e de ter "ligação à rede bombista que assassinou" o padre Max e uma jovem estudante de 18 anos.

"Quer homenagear o cidadão cónego de Melo. Que fique bem claro. O cidadão, o bracarense, que era um bracarense dos sete costados. Era um grande bracarense e como tal é essa homenagem que nós lhe devemos. O resto tem que ser abstraído", justificou Mesquita Machado.

Quando ao "momento" para a homenagem, Mesquita argumentou ser "esta a altura" por entender "que as homenagens devem ser feitas depois da pessoa deixar de cá andar".

A autorização para que seja colocada uma estátua do cónego Melo na cidade não foi, no entanto, sancionada por todo o executivo, uma vez que a coligação Juntos por Braga se absteve.

"A autarquia autoriza mas não tem nenhum envolvimento direto na iniciativa. Entendemos que é uma iniciativa que não iríamos desenvolver mas também não íamos obstaculizar", explicou o líder da coligação, Ricardo Rio.

A homenagem ao religioso foi proposta por um grupo de cidadãos que entendem que o cónego Melo "foi um homem que tantos serviços prestou" e que por isso esta estátua "é merecida".

Segundo um dos responsáveis pela iniciativa, Pinto Cardoso, "era difícil os bracarenses aceitarem que a estátua não fosse colocada".

"Estamos numa altura em que a sociedade está muito pobre em valores. O Cónego Melo foi uma pessoa extraordinária. É difícil acontecer de aparecerem agora valores destes. São exemplos para as juventudes vindouras", justificou, assim, o motivo da homenagem.

Quanto às críticas, Pinto Cardoso defendeu que "os que agora cortam no cónego Melo ou o fazem por desconhecimento ou maldade".

A estátua ficará no centro de uma rotunda no Largo de Monte D'Arcos e tem uma altura de 2,7 metros, à qual de juntam os 4 metros de altura do pedestal.

"A imagem está feita há mais de dez anos. Desde a altura em que o cónego atingiu o limite de idade como vigário geral da Sé", segundo disse Pinto Cardoso.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).