CGTP-IN contra indicação de João Proença para presidente do CES

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jan (Lusa) - O secretário-geral da CGTP-IN opôs-se hoje à indicação do sindicalista e dirigente socialista João Proença para a presidência do Conselho Económico e Social (CES), enquanto o líder do PS considerou a hipótese como "muito positiva".

Estas posições contraditórias de António Costa e de Arménio Carlos foram transmitidas aos jornalistas no final de uma reunião de duas horas entre as direções do PS e da CGTP-IN, depois de o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, ter sugerido o nome de João Proença para suceder a Silva Peneda na presidência do CES.

"Não é a pessoa mais indicada para assumir uma responsabilidade dessa natureza, sobretudo pelo percurso e pelos compromissos que já assumiu anteriormente", declarou Arménio Carlos, depois de confrontado com o nome do ex-líder da UGT João Proença.

Para o secretário-geral da CGTP-IN, João Proença "lesou os trabalhadores face aos contratos e acordos que assinou".

Arménio Carlos deu como exemplos "a facilitação dos despedimentos, a redução das indemnizações e a caducidade das convenções coletivas de trabalho".

"Tudo isso teve a assinatura de João Proença. Não se trata de uma questão pessoal, mas de ter no CES alguém que tenha uma capacidade de intervenção suscetível de valorizar o diálogo social e não alguém que esteja comprometido com um passado que não foi bom para os trabalhadores", justificou Arménio Carlos.

Já o secretário-geral do PS classificou como a ideia do líder da UGT, Carlos Silva, como "uma sugestão interessante, que merece uma apreciação positiva".

"Mas, como se sabe, a eleição do presidente CES está sujeita a um mandato e uma discussão parlamentar", advertiu o líder socialista.

PMF // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".