Câmaras do Fundão e Covilhã reforçam equipas para espalhar sal-gema nas estradas

| País
Porto Canal / Agências

Fundão, Castelo Branco, 07 (Lusa) - As Câmaras do Fundão e da Covilhã têm várias equipas de funcionários a espalhar sal-gema nas estradas dos respetivos concelhos para atenuar os efeitos da formação de gelo, disseram hoje à Lusa fontes das duas autarquias.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Câmara do Fundão, Miguel Gavinhos, recordou que "as últimas duas noites foram das mais frias deste inverno" e que no concelho se verificaram grandes geadas e formação de gelo, fatores que aumentam a perigosidade da circulação rodoviária.

"Já tínhamos uma equipa a espalhar sal-gema nas estradas sinalizadas, mas aumentámos esse número, porque nestas noites a geada tem sido muito intensa e há mais estradas e até artérias da cidade com gelo e piso escorregadio, explicou.

Situação que se repete na Covilhã, concelho serrano em que também se registou a necessidade de aumentar a intervenção a nível da prevenção rodoviária municipal.

Segundo o responsável de comunicação do Gabinete de Relações Públicas da autarquia, "o número de funcionários que está no terreno foi reforçado" de modo a dar resposta a todas as situações.

"Além do centro da cidade, designadamente na zona do pelourinho e da universidade em que havia formação de gelo e a estrada estava mais escorregadia, estamos também atentos à zona sul do concelho e às estradas das encostas da Serra, já que normalmente são aquelas em que, por terem menor exposição solar, há maiores formações de gelo", disse.

As duas autarquias também estão atentas a todas as situações sociais que possam surgir e já difundiram os habituais alertas e conselhos de atuação para situações de frio.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na terça-feira um aviso à população devido à previsão de tempo frio, com "temperaturas abaixo de normal para a época", alertando para as medidas preventivas a adotar.

Em comunicado, a ANPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, tempo frio e seco, com temperaturas "mínimas abaixo do normal para a época", e condições para persistência de nevoeiros, que poderão ser gelados em especial nas regiões do interior.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior e visibilidade reduzida em zonas de nevoeiro, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações.

CYC (CMP) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.