Conselho Directivo do IAVE rejeita parecer do Conselho Científico sobre prova docente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jan (Lusa) -- O Conselho Diretivo do Instituto de Avaliação Educativa afirmou hoje não se rever no parecer divulgado pelo Conselho Científico do mesmo organismo, que refere que a prova de avaliação docente não é "válida e fiável".

"O Conselho Diretivo do IAVE [Instituto de Avaliação Educativa] não se revê nem subscreve o referido parecer, que não representa nem vincula este Instituto", avança em comunicado enviado à agência Lusa.

Para o órgão diretivo, o parecer "versa sobre considerações primordialmente de âmbito político" e "extravasa claramente as competências deste órgão [Conselho Científico], de cariz exclusivamente técnico-científico".

Em causa está um parecer do Conselho Científico que defende que a prova de avaliação tem como "propósito mais evidente" impedir o acesso à carreira.

"O Conselho Científico considera que nenhuma avaliação pontual, realizada através de uma prova escrita 'de papel e lápis' com a duração de duas horas, é efetivamente válida e fiável se não for integrada numa estratégia global e contínua de formação e avaliação", lê-se nas considerações finais do parecer.

No documento, datado de novembro de 2014, o mês anterior à realização da segunda edição da prova, afirma-se que a prova falha no objetivo essencial, já que "em nenhum momento a PACC avalia aquilo que é essencial: a competência dos professores candidatos para esta função".

Face à divulgação do documento, o Conselho Diretivo assegura que o parecer "não foi solicitado pelo Conselho Diretivo do IAVE, constituindo uma iniciativa do Conselho Científico sem enquadramento estatutário".

Referindo que o Conselho Científico do IAVE "é um órgão consultivo independente", o Conselho Diretivo lembra que a competência daquele se centra "na avaliação específica de provas de avaliação produzidas pelo IAVE e não na apreciação de diplomas legais que determinam a sua realização".

PMC/IMA //GC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.