Famalicão reforça transportes públicos para mitigar fecho de extensões de saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Famalicão, Braga, 06 jan (Lusa) -- A Câmara de Famalicão reiterou hoje a sua oposição ao encerramento das extensões de saúde de Arnoso Santa Maria e Louro, mas sublinhou que já concertou medidas para minimizar os transtornos dos utentes, designadamente o reforço de transportes públicos.

"Sempre nos manifestámos -- e continuamos a manifestar - contra o encerramento das extensões, por considerarmos que será um retrocesso na qualidade dos cuidados primários. Mas, a partir do momento em que a Administração Regional de Saúde (ARS) deu o fecho como um dado adquirido, tratámos de trabalhar medidas que possam de alguma forma minimizar os transtornos dos utentes", disse o presidente da Câmara à agência Lusa.

Segundo Paulo Cunha, uma dessas medidas foi o reforço das carreiras de autocarros entre as freguesias servidas pelas duas extensões e Nine, onde os utentes passarão a ser atendidos.

Esse reforço ocorrerá às terças e quintas-feiras, os dias concertados com a ARS para o atendimento preferencial dos utentes até aqui atendidos em Arnoso Santa Maria e Louro.

No que diz respeito aos utentes de Arnoso Santa Maria, naqueles dias, para além das carreiras habituais, haverá duas novas carreiras de autocarro de manhã com destino à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Nine e duas novas carreiras à tarde.

Entretanto, irão ser também criadas novas extensões de carreira dos Transportes Urbanos de Famalicão para servir igualmente a população até aqui servida pela extensão de Louro.

"A Câmara está segura de que estas medidas vão minimizar os problemas causados pelo encerramento das extensões de saúde, mas não deixará de lutar junto das instâncias competentes pela manutenção dos serviços de saúde de proximidade existentes no concelho, assim como pela reabertura das extensões entretanto encerradas", disse ainda Paulo Cunha.

As extensões de saúde de Arnoso Santa Maria e Louro encerram hoje, passando os utentes a ser encaminhados preferencialmente para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Nine.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Guarda acusado de introduzir telemóveis na cadeia de Matosinhos julgado em fevereiro

Um guarda prisional acusado de ter introduzido em 2017 telemóveis e droga na prisão de Custóias, em Matosinhos, no distrito do Porto, começa a ser julgado em fevereiro, adiantou esta quinta-feira à Lusa fonte judicial.

Unidade Local de Saúde de Coimbra recebe 209 novos médicos internos

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vai contar com 209 novos médicos internos, que assumem, a partir de hoje, um “compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde”, disse hoje o presidente, Alexandre Lourenço.

Póvoa de Varzim investe 10,6 milhões de euros em habitações destinadas a jovens

A Câmara da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, abriu um concurso público para a construção de 72 casas que serão alugadas a custos controlados para jovens, num investimento de 10,6 milhões de euros.