Famalicão reforça transportes públicos para mitigar fecho de extensões de saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Famalicão, Braga, 06 jan (Lusa) -- A Câmara de Famalicão reiterou hoje a sua oposição ao encerramento das extensões de saúde de Arnoso Santa Maria e Louro, mas sublinhou que já concertou medidas para minimizar os transtornos dos utentes, designadamente o reforço de transportes públicos.

"Sempre nos manifestámos -- e continuamos a manifestar - contra o encerramento das extensões, por considerarmos que será um retrocesso na qualidade dos cuidados primários. Mas, a partir do momento em que a Administração Regional de Saúde (ARS) deu o fecho como um dado adquirido, tratámos de trabalhar medidas que possam de alguma forma minimizar os transtornos dos utentes", disse o presidente da Câmara à agência Lusa.

Segundo Paulo Cunha, uma dessas medidas foi o reforço das carreiras de autocarros entre as freguesias servidas pelas duas extensões e Nine, onde os utentes passarão a ser atendidos.

Esse reforço ocorrerá às terças e quintas-feiras, os dias concertados com a ARS para o atendimento preferencial dos utentes até aqui atendidos em Arnoso Santa Maria e Louro.

No que diz respeito aos utentes de Arnoso Santa Maria, naqueles dias, para além das carreiras habituais, haverá duas novas carreiras de autocarro de manhã com destino à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Nine e duas novas carreiras à tarde.

Entretanto, irão ser também criadas novas extensões de carreira dos Transportes Urbanos de Famalicão para servir igualmente a população até aqui servida pela extensão de Louro.

"A Câmara está segura de que estas medidas vão minimizar os problemas causados pelo encerramento das extensões de saúde, mas não deixará de lutar junto das instâncias competentes pela manutenção dos serviços de saúde de proximidade existentes no concelho, assim como pela reabertura das extensões entretanto encerradas", disse ainda Paulo Cunha.

As extensões de saúde de Arnoso Santa Maria e Louro encerram hoje, passando os utentes a ser encaminhados preferencialmente para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Nine.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.

Relação condena três militares da GNR da Feira por corrupção

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou três militares da GNR de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, por crimes de corrupção, revendo algumas das penas que lhes tinham sido aplicadas por outros crimes.