Duas extensões de saúde encerram hoje em Famalicão, utentes e autarcas contestam

| Norte
Porto Canal

As extensões de saúde de Arnoso Santa Maria e Louro, em Famalicão, encerram hoje, apesar da contestação de autarcas e utentes, que consideram tratar-se de uma medida "errada e injustificada" e que falam mesmo em "questão política".

Os autarcas de Arnoso Santa Maria e Louro disseram hoje à Lusa que na segunda-feira foram "notificados telefonicamente" de que hoje seria o último dia de funcionamento das extensões de saúde locais.

"Querem mandar-nos para Nine, que tem muito menos utentes do que a nossa extensão ou do que a de Arnoso. É uma questão política, só pode ser uma questão política", criticou o presidente da Junta de Louro.

Manuel Silva sublinhou que tanto ele como o autarca de Arnoso foram eleitos pelo PS, enquanto na liderança da Junta de Nine está a coligação PSD/CDS-PP.

As críticas são subscritas pelo presidente da Junta de Arnoso, Jorge Amaral, que enfatizou a inexistência de transportes públicos para Nine.

"O encerramento destas extensões de saúde é uma medida errada e injustificada, que vai criar problemas sérios aos utentes, na sua maioria idosos e sem meios próprios de deslocação", referiu.

A comissão de utentes da extensão de saúde de Arnoso Santa Maria já interpôs uma providência cautelar para tentar travar o encerramento, tendo entretanto o tribunal dado 10 dias ao Ministério da Saúde para deduzir oposição, um prazo que ainda decorre.

A advogada Sónia Monteiro disse à Lusa que o tribunal considerou não existir "situação de especial urgência" para o decretamento imediato da providência cautelar.

Entretanto, e ainda segundo Sónia Monteiro, a luta contra o encerramento poderá passar também por uma ação popular.

"O encerramento é uma grande injustiça. A extensão tem 1600 utentes inscritos e mais 60 em lista de espera, tem dois médicos, serve uma população envelhecida, não há transportes públicos para Nine, não há nada que justifique o encerramento", esgrimiu.

A extensão de Arnoso Santa Maria dá também resposta à população residente nas freguesias de Jesufrei, Arnoso Santa Eulália e Sezures.

A unidade de Louro abrange as pessoas residentes em Lemenhe e Mouquim.

A Lusa contactou a Administração Regional de Saúde do Norte, que reservou para mais tarde eventuais declarações sobre o assunto.

+ notícias: Norte

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.

Relação condena três militares da GNR da Feira por corrupção

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou três militares da GNR de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, por crimes de corrupção, revendo algumas das penas que lhes tinham sido aplicadas por outros crimes.