Inquérito/swap: Contratos de Maria Luís Albuquerque na Refer com ganhos de 400 mil euros

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) - Os 'swap' contratados pela Refer entre 2003 e 2007, enquanto Maria Luís Albuquerque era diretora financeira, tiveram um ganho para a empresa de 400 mil euros, contra um total de 31 milhões de euros conseguidos nos últimos 10 anos.

Segundo a informação enviada à comissão parlamentar de inquérito, a que a Lusa teve acesso, o conjunto dos 'swap' contratados pela Refer nos 10 anos entre 2003 e 2013 resultam num ganho líquido para a gestora das infra-estruturas ferroviárias de 31,1 milhões de euros, à data de junho de 2013.

Esta informação já tinha sido avançada por Maria Luís Albuquerque quando esteve na comissão de inquérito a 25 de junho.

"Desde o início em 2003, portanto nos últimos dez anos, o resultado líquido da atividade de 'swap' acumulados é uma posição positiva de 31,1 milhões de euros de ganhos para a empresa", disse então a secretária de Estado do Tesouro no parlamento, adiantando que "existe apenas um contrato vivo", que tem atualmente perdas potenciais associadas de 2,7 milhões" que ainda não foi fechado por não conter "uma cláusula de vencimento antecipado".

Mais escassos são os ganhos com os 'swap' contratados enquanto Maria Luís Albuquerque era diretora do departamento de gestão financeira da Refer, cargo que exerceu entre 2001 e 2007.

De acordo com as contas feitas pela Lusa, com base no documento, o ganho líquido em junho de 2013 dos contratos celebrados entre 2003 e 2007 é de 400.776 euros.

No total, os contratos em causa resultaram num ganho de cerca de 99,3 milhões de euros para a empresa, quase totalmente anulados por perdas de 98,9 milhões de euros de outros contratos.

IM/NM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.