Tradição da "Volta da Santa" dá boas festas e cigarros em aldeias do Sabugal

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, Guarda, 02 jan (Lusa) - Os habitantes de seis aldeias do concelho do Sabugal revivem no fim de semana a tradição da "Volta da Santa", associada ao Dia de Reis, que inclui as boas festas e a distribuição de cigarros pelas casas.

A tradição, que pertence à freguesia de Águas Belas e se estende a outras localidades vizinhas daquele concelho do distrito da Guarda, terá começado, em data desconhecida, após o desaparecimento misterioso de habitantes.

"Todos os anos desaparecia uma pessoa e não sabiam o destino que levava. Então, alguém se lembrou de dar a volta com a santa pelas terras e desde essa data nunca mais desapareceu ninguém", explicou hoje à agência Lusa Joaquim Pinto, de 60 anos, morador em Águas Belas.

Joaquim Pinto integra a equipa de quatro homens, dois mordomos e dois ajudantes, que no sábado e no domingo vai andar, de casa em casa, com um quadro de Nossa Senhora do Rosário designada localmente por "a Santa".

A denominada "Volta da Santa" começa, no sábado, pelas 09:00, na aldeia de Sobreira (União de Freguesias de Pousafoles do Bispo, Penalobo e Lomba) e prossegue por Quinta do Clérigo (freguesia de Águas Belas), Quarta-feira e Dirão da Rua (freguesia de Sortelha), terminando na povoação de Espinhal (Águas Belas).

No domingo, a partir das 09:30, a iniciativa desenvolve-se unicamente na sede da freguesia de Águas Belas, que é a última a receber o grupo que anda de casa em casa a dar as boas festas e a deixar cigarros em troca de donativos.

"Nós não pedimos nada, unicamente damos as boas festas e, quem quer, dá a esmola para a santa, que reverte para a igreja", contou Joaquim Pinto.

Segundo o homem, quando o grupo que transporta o quadro com a santa entra nas casas anuncia "Nossa Senhora entra nesta casa" e, ato contínuo, os moradores respondem "Nossa Senhora é que cá queremos". "Vem dar as Boas Festas corporais e espirituais", acrescentam os homens, ao que os residentes respondem "Para vocês as mesmas".

"Depois disto, quem quiser beija a santinha. Por norma, a mesa está posta e a esmola para a santa está em cima da mesa. Nós recolhemos a esmola e deixamos cigarros", explicou, referindo que, na despedida, os mordomos e os ajudantes dizem aos moradores: "Nossa Senhora lhes deixe as boas festas".

De acordo com a tradição, no dia da "Volta da Santa", era costume todas as pessoas das casas visitadas, incluindo crianças e jovens, fumarem cigarros.

"Atualmente, há pessoas que já não fumam e outras que apenas fumam para manterem a tradição", disse Joaquim Pinto.

Quanto aos mais novos, referiu que "nunca foi obrigatório fumarem", mas naquela ocasião "é tradição os pais não se oporem por fumarem um cigarro da santa".

O mesmo habitante de Águas Belas desconhece a razão da distribuição dos cigarros pelos moradores, que são comprados com o dinheiro que é recolhido na visita anual.

"Antigamente, distribuía-se tabaco por cada pessoa que estivesse na casa que era visitada e, agora, pega-se na esmola que está em cima da mesa e deixam-se apenas alguns cigarros", concluiu.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.