"Deixemos a justiça funcionar em todos os seus valores, isto é, assegurar a presunção de inocência" de Sócrates

"Deixemos a justiça funcionar em todos os seus valores, isto é, assegurar a presunção de inocência" de Sócrates
| País
Porto Canal

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que a justiça deve "funcionar em todos os seus valores", após uma visita "pessoal" ao ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates, em prisão preventiva na cadeia de Évora.

O atual líder socialista falava aos jornalistas depois de visitar, pela primeira vez e durante pouco mais de uma hora, o ex-chefe de Governo, no Estabelecimento Prisional de Évora, onde se encontrou com o antigo Presidente da República Mário Soares.

“O que é importante para todos e para a sociedade democrática é que deixemos a justiça funcionar em todos os seus valores", o que significa "assegurar a presunção de inocência", disse.

Para António Costa, é também preciso "assegurar que a acusação tenha os meios necessários para fazer a investigação, que a defesa disponha dos meios e de igualdade de meios no exercício da defesa, que o segredo de justiça seja preservado e que não haja condenações, nem julgamentos na praça pública, que as pessoas se possam defender".

"É isso que deve ser normal num Estado democrático", defendeu, assegurando que todos, e que ele fará a sua parte, se devem bater por "um sistema de justiça que funcione com normalidade".

O líder socialista entrou, cerca das 10:30, no Estabelecimento Prisional de Évora, e saiu às 11:40.

Questionado pelos jornalistas, disse ter-se tratado de “uma visita emocionante”, tendo encontrado José Sócrates “com um espírito lutador”.

“Eu acho que a personalidade dele é conhecida de todos. Ele é um lutador e está, certamente, em luta por aquilo que acredita ser a sua verdade”, argumentou.

Confrontado sobre qual o impacto deste assunto para o PS, o secretário-geral socialista, insistindo que a sua visita ao ex-primeiro-ministro foi pessoal, fez questão de traçar as diferenças.

“O PS já deixou muito claro que uma coisa são os sentimentos, que naturalmente todos sentimos relativamente a alguém que foi líder do PS e primeiro-ministro, mas outra coisa é a necessidade que o país tem de o PS preservar e concentrar-se naquilo que é a sua função, que é construir a alternativa” governativa, frisou.

José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transações financeiras no valor de vários milhões de euros.

A 21 de novembro, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

+ notícias: País

TAP cancela voos no dia 11 de dezembro devido a greve geral

A TAP está a cancelar voos no dia 11 de dezembro, dia em que está marcada uma greve geral em Portugal, e está a contactar os passageiros com alternativas, segundo um aviso no ‘site’ da companhia aérea.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.