Vítor Gaspar disse que não é possível perceber compexidade de contrato numa linha de excel

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) - O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar disse que não é possível perceber a complexidade de um contrato através de uma linha de um ficheiro Excel, referindo-se a um dos emails que o ex-diretor-geral do Tesouro e Finanças enviou a Maria Luís Albuquerque.

"Não existe correspondência simples entre o conteúdo dos contratos e a caracterização dos ficheiros", disse o ex-ministro das Fianças Vítor Gaspar, na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público.

Vítor Gaspar falava depois de ter sido confrontado pelo deputado do PS João Galamba sobre o segundo email enviado à atual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, quando esta era secretária de Estado, pelo antigo diretor-geral do tesouro e Finanças Pedro Felício, em junho e julho de 2011.

Os e-mails, a que a agência Lusa teve acesso, já continham informação sobre 'swap' e indicavam uma perda potencial de 1,5 mil milhões de euros, sendo que o segundo e-mail enviado continha um anexo com detalhe dos instrumentos de gestão de risco das principais empresas, dos bancos e tipo de contrato e ainda mais informação sobre a renegociação de dívidas das empresas com bancos internacionais.

Contudo, Vítor Gaspar insistiu que "essa correspondência não é possível" e que a informação que constava no documento enviado por Pedro Felício "é sumária, é insuficiente".

"As características dos contratos, o tipo de contratos, estão listados, e nisso tem razão, é completamente rigoroso. Mas é o mesmo que dizer que a biografia do deputado João Almeida está inteiramente decorrente da listagem do deputado na lista telefónica", exemplificou.

Quanto à atuação do Governo e, especificamente, da então secretária de Estado, atual ministra das Finanças, Vítor Gaspar frisou ainda que "não houve nenhuma inação".

"Esse período de inação não existe. É absolutamente claro que a gestão de custos e riscos financeiros foi efetiva.

A atuação da ministra foi eficaz e efetiva", disse.

O ex-governante fez questão de sublinhar que "os contratos foram negociados e contratados antes do período" da chegada ao poder do atual Governo.

JMG // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".