Banco Popular entra na corrida à compra da instituição

Banco Popular entra na corrida à compra da instituição
| País
Porto Canal

O Banco Popular já mostrou interesse na aquisição do Novo Banco num documento enviado às autoridades portuguesas, disseram hoje à agência Efe fontes financeiras.

No documento, a instituição presidida por Ángel Ron indica que quer analisar as condições de venda da entidade financeira, mas isso não significa que vá apresentar uma oferta, de acordo com a agência espanhola.

No passado dia 23 de dezembro, um outro banco espanhol, o Santander, formalizou o seu interesse no Novo Banco, cerca de uma semana depois de o Banco BPI ter igualmente oficializado o seu interesse na instituição.

A imprensa económica portuguesa tem avançado nos últimos dias que a chinesa Fosun e a norte-americana Apollo também já deram conta do seu interesse na eventual compra do Novo Banco às autoridades portuguesas.

A agência Lusa entrou em contacto com ambas as entidades, porém, até ao momento, não foi possível confirmar esta informação junto das suas fontes oficiais.

A 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo (BES), após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros.

Na altura, foi anunciada a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco, que vai ser vendido num processo que decorrerá em várias fases e num prazo máximo de dois anos.

As entidades interessadas na aquisição têm até 31 de dezembro para manifestar o seu interesse, segundo explicou no passado dia 4 o Fundo de Resolução, que detém o Novo Banco.

+ notícias: País

PSP controlou 20,2 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses em 2024

A PSP controlou cerca de 20,2 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses no ano passado, mais 4,8% do que em 2023, indicou esta quinta-feira aquela polícia, avançado que foram detidas 257 pessoas em 2024.

Viver perto de aeroportos pode trazer maior risco de problemas cardíacos, aponta estudo

As pessoas que vivem perto de aeroportos e estão expostas a níveis elevados de ruído das aeronaves podem ter um maior risco de sofrer problemas cardíacos e são mais propensas a sofrer ataques cardíacos, arritmias potencialmente fatais e AVC.

Sapadores desconvocam greve e manifestação de 15 de janeiro

O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) desconvocou a greve e manifestação agendadas para dia 15, para permitir a realização da reunião convocada pelo Governo para dia 16, anunciou a corporação.