Vale de Cambra cria roteiro turístico pelas esculturas de arte contemporânea

| País
Porto Canal / Agências

Vale de Cambra, Aveiro, 19 dez (Lusa) - A Câmara Municipal de Vale de Cambra criou um roteiro pelas esculturas de arte contemporânea da cidade, com o que pretende que os turistas dediquem "um novo olhar" a 12 obras de grandes dimensões que aí existem.

Em declarações hoje à Lusa, o presidente da autarquia liderada pelo CDS-PP explica que em causa está o roteiro pedonal "Walking Tour", que envolve um passeio de quatro quilómetros e cerca de 90 minutos em terreno essencialmente plano, sempre em meio urbano.

"Temos uma série de esculturas no centro da cidade que não estão devidamente valorizadas e este projeto vai chamar a atenção para a arte que aqui está instalada", afirma José Pinheiro.

Parte dessas obras resultaram dos simpósios de escultura organizados pela autarquia, sendo que toda a informação sobre as diferentes esculturas está reunida em diferentes suportes na Loja Interativa do Turismo local, onde tem início o trajeto.

"Com essa informação na mão, o visitante pode realizar o percurso à hora que lhe der mais jeito, já que fica na posse de um mapa com os dados de cada peça de arte", realça o presidente da Câmara. "A única condicionante é que as esculturas que estão no jardim da Biblioteca Municipal só podem visitar-se durante o horário de funcionamento do edifício", acrescenta.

José Pinheiro adianta que esta é apenas a proposta inicial de um projeto que prevê levar os turistas a apreciarem a arte contemporânea exposta noutros pontos do concelho, que, pela sua maior distância até ao centro, implicarão obrigatoriamente a utilização de um meio automóvel.

Para já, no entanto, a aposta é no circuito pedonal, totalmente gratuito.

"Quando entrámos para a Câmara não havia rigorosamente nada feito nesta área e decidimos que o Turismo seria uma das áreas em que iríamos apostar, criando nova oferta e articulando-a com a já existente", recorda o autarca. "O Walking Tour é apenas a primeira peça do puzzle que queremos montar", garante.

Entre as 12 obras incluídas no roteiro, contam-se peças dos escultores Sérgio António Coutinho, João Macedo, Sérgio Pereira da Silva, José António Nobre, Ângelo Ribeiro, Manuel Patinha, Moisés Tomé e José António Lopes da Costa.

A temática abrangida por essas criações também é diversa: há desde a causa de um peixe que acabou de saltar da água até ao tributo à indústria de Vale de Cambra, passando por uma bolota gigante em diferentes metais e pela evocação de Hermes enquanto deus grego mensageiro do Olimpo.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".