CDS quer reconquistar Câmara de Albergaria-a-Velha

| Política
Porto Canal / Agências

Albergaria-a-Velha, 29 jul (Lusa) - O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, elegeu como objetivo, nas autárquicas deste ano, a reconquista da presidência do município, que os democratas-cristãos perderam para o PSD em 2001.

António Loureiro concorre pela segunda vez à autarquia, depois de ter obtido há quatro anos 4.373 votos, o que representou uma subida de 42% na votação do CDS, relativamente a 2005.

"O objetivo desta vez é ganhar as eleições e inclusivamente já organizei a minha vida profissional nesse sentido", disse confiante, explicando que é necessária esta mudança para "criar novas dinâmicas e eleger novas prioridades e outras políticas para o concelho".

O combate ao desemprego no concelho é uma das prioridades do candidato, que aposta na dinamização da zona industrial de Albergaria-a-Velha.

O atual vereador na autarquia propõe a criação de um gabinete de apoio aos empresários e uma redução da taxa de derrama a todas as empresas que aumentem os postos de trabalho.

O ecoturismo é outra das apostas de António Loureiro que também pretende aumentar o apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

António Loureiro, de 43 anos, gestor, tem uma vida ligada ao setor florestal, desempenhando desde 2006 o cargo de presidente do conselho de administração da Unimadeiras, empresa que agrega 600 empresários florestais.

Foi sócio fundador da Associação Florestal do Baixo Vouga e diretor da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, fazendo parte, atualmente, dos órgãos sociais destas duas associações.

Ao nível partidário, é presidente da distrital de Aveiro do CDS-PP desde 2010.

A Câmara de Albergaria-a-Velha está desde 2001 sob a liderança do PSD, que lidera ainda cinco das oito freguesias, quatro das quais com maioria absoluta.

O atual presidente da autarquia, João Agostinho (PSD), não se pode recandidatar ao cargo, devido à lei da limitação de mandatos.

Além de António Loureiro, em Albergaria-a-Velha são conhecidas já as candidaturas do vereador José Licínio Pimenta (PSD), Elísio Apolinário Silva (PS) e Miguel Bento (CDU).

Nas últimas autárquicas, o PSD conseguiu 6.465 votos (47,86%), conquistando quatro mandatos, enquanto o CDS obteve 4.373 votos (32,37%), elegendo dois vereadores.

O PS foi a terceira força política mais votada com 1.829 votos (13,54%), elegendo um vereador.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.