CDU/Ponte de Lima diz que presidentes de Junta prestaram "mau serviço" ao concelho

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, Viana do Castelo 15 dez (Lusa) - O PCP de Ponte de Lima acusou hoje presidentes de Junta de Freguesia de "prestarem um mau serviço" ao concelho ao viabilizarem, na Assembleia Municipal, a construção do novo edifício para a Câmara, orçado em 6,5 milhões de euros.

A declaração de reconhecimento do interesse público do projeto, incluído no Orçamento para 2015, foi aprovada no sábado, pela Assembleia Municipal, com 45 votos a favor, 31 contra e duas abstenções. Dos 39 presidentes de Junta do concelho, apenas três votaram contra.

Em comunicado hoje enviado à Lusa, o PCP acusou "os Presidentes de Junta de Freguesia (exceção de Arca e Ponte de Lima, Brandara e Facha) de prestaram um mau serviço ao concelho ao aprovarem o projeto do executivo CDS/PP", por se tratar de um "investimento desastroso que causará graves danos" ao município.

O partido, através da eleita pela CDU Sandra Fernandes, defendeu, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, que o projeto "não constituiu qualquer necessidade prioritária e nem tão pouco é fundamentado num estudo rigoroso sobre as suas implicações económicas, sociais, e de desenvolvimento sustentável".

"Ponte de Lima não necessita de espaços físicos desajustados da realidade. A CDU alerta todos os membros eleitos deste órgão deliberativo para a imensa responsabilidade ao aceitarem esta pretensão que em si significa o risco de penhorar o desenvolvimento futuro do concelho que será penosamente agravado com custos desmesurados, exagerados e injustificáveis", lê-se da nota enviada à imprensa.

A intenção da Câmara Municipal, liderada por Víctor Mendes, de construir um novo edifício dos Paços do Concelho dividiu o próprio partido.

Na semana passada, em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão Política Nacional da Juventude Popular (JP) acusou a autarquia de estar a cometer um "ato criminoso".

Por sua vez, Miguel Pires da Silva, ex-vereador daquela autarquia, considerou que o projeto vai "causar danos irreversíveis no concelho".

"Construir um novo edifício dos Paços do Concelho é um total disparate, uma inutilidade que em nada melhora a qualidade de vida dos Limianos, um ato criminoso. Ponte de Lima não merece tamanho atentado", afirmou.

Na altura, a Lusa contactou o presidente Víctor Mendes, que recusou prestar declarações sobre o assunto.

A estrutura local do CDS também se manifestou contra o projeto, com o presidente recém-eleito daquela estrutura, Abel Baptista, a afirmar que o projeto "não traz vantagem para a economia local, não cria postos de trabalho, nem vai representar uma mais-valia para o concelho".

O PSD está igualmente contra por entender que "atuais instalações da autarquia cumprem perfeitamente as suas funções" e aquando da sua aprovação em reunião do executivo, defendeu a realização de uma consulta popular.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.