Governo espanhol envia nova equipa militar para combater incêndio em Maiorca

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 28 jul (Lusa) -- O Ministério da Defesa espanhol enviou hoje outra equipa da Unidade Militar de Emergência, composta por 84 militares e 31 veículos, para reforçar a luta contra o incêndio florestal em Andratx, o maior na ilha de Maiorca desde 1999.

Segundo a agência de notícias Efe, a unidade, que chegará de barco à ilha hoje durante a tarde, vai juntar-se aos 46 militares que lá chegaram de avião esta madrugada e aos destacados nos últimos dias, que totalizam 242 militares, 40 veículos e cinco helicópteros.

O incêndio na ilha de Maiorca, que lavra desde sexta-feira, já terá queimado 2.000 hectares de floresta, composta por pinheiros e carvalhos.

Estimativas avançadas pela agência Efe e pela imprensa espanhola, indicam que até ao final do dia de sábado terão ardido 1.600 hectares de floresta, superfície que terá aumentado para os 2.000 hectares durante a madrugada de hoje.

Além do Ministério da Defesa, também o Ministério da Agricultura aumentou hoje o número de meios aéreos que lutam contra o fogo, num total de 13 aeronaves.

O incêndio, que na madrugada de hoje obrigou a desalojar cerca de 700 pessoas, afeta uma zona no extremo oeste da Serra de Tramuntana, declarada Património da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

ARP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.