Encerramento do espaço aéreo de Londres obrigou voo da TAP a regressar a Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 dez (Lusa) - O encerramento do espaço aéreo de Londres durante cerca de uma hora obrigou um voo da TAP com destino a Gatwick a regressar a Lisboa, devendo os passageiros voltar a seguir viagem às 21:05, informou a transportadora.

Segundo fonte da TAP, dois voos saíram atrasados, enquanto um outro, que partiu cerca das 14:00 em direção ao aeroporto de Gatwick foi obrigado a voltar para trás, aterrando novamente em Lisboa.

"Os passageiros deste voo estão protegidos e vão seguir no voo das 21:05 para Heathrow. Daí vamos providenciar transporte para Gatwick", acrescentou a mesma fonte.

De acordo com a ANA, que gere os aeroportos de Portugal, este terá sido o único voo a sair do país que foi afetado pelo encerramento do espaço aéreo londrino, após uma falha técnica que provocou a suspensão do tráfego com a anulação ou o atraso de centenas de voos nacionais e internacionais.

Um problema no controlo aéreo de Swanwick provocou uma situação de caos temporário nos céus britânicos, mas pouco antes das 16:30 locais (mesma hora em Lisboa), o controlo aéreo Nats anunciava o fim da avaria e o progressivo regresso à normalidade.

Ao início da tarde, a Organização Europeia para a Segurança e a Navegação Aérea (Eurocontrol) anunciou o encerramento do espaço aéreo sobre Londres, inicialmente até às 19:00.

O organismo confirmou o restabelecimento da situação no controlo aéreo de Swanwick, sudeste da Inglaterra, após as informações tranquilizadores emitidas pela Nats.

No entanto, as perturbações no tráfego devem registar-se ainda ao longo da noite, em particular nos cinco aeroportos de Londres -- Heathrow, Stansted, Gatwick, City Airport e Luton --, fortemente afetados pelo incidente.

Heathrow é o primeiro aeroporto da Europa em termos de passageiros e o primeiro do mundo no tráfego internacional de passageiros.

RCR (PCR)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.