Costa da Madeira sob aviso amarelo devido a ondas entre quatro e cinco metros

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 dez (Lusa) - A costa norte da Madeira e a ilha de Porto Santo vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a agitação marítima, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação publicada no 'site' do IPMA, estão previstas ondas de quatro a cinco metros de altura na costa norte das ilhas da Madeira e de Porto Santo, pelo que o organismo colocou as regiões sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.

O IPMA avança ainda que as mesmas regiões vão ficar novamente sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 13:00 de domingo.

A capitania do porto do Funchal já tinha emitido na quarta-feira um aviso de agitação marítima forte para os mares da Madeira, recomendando às embarcações situadas na costa norte que permaneçam nos abrigos.

Para o continente, o IPMA pervê ainda piores condições do mar, tendo colocado sete distritos da costa - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa - sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, até às 21:00.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco moderado a elevado.

A partir dessa hora e até à meia-noute, estes sete distritos e os restantes que compõem a costa portuguesa -- Setúbal, Beja e Faro - estarão sob aviso amarelo também devido ao tamanho e agitação das ondas.

RCP (AMB) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.