Amália aponta influências árabes do fado em entrevista inédita publicada em livro

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 dez (Lusa) -- A fadista Amália Rodrigues, numa entrevista ao sociólogo e produtor Miguel Ferraz, agora publicada em livro, salienta as influências árabes e também marítimas, na origem do fado, e define esta expressão como "uma queixa".

"Acho que temos uma influência árabe que os espanhóis também têm, além disso, o fado nasceu no mar", afirma a fadista, na entrevista gravada em 1989, no cinquentenário da sua carreira artística, agora publicada no livro "Amália, quis Deus que fosse o meu nome".

Amália cita em seguida o poema "Fado Português", de José Régio, que gravou com música de Alain Oulman, para acrescentar que "o fado é uma queixa e nós temos muita razão de nos queixarmos... vida fora".

Na entrevista, a fadista revela ainda que era "uma pessoa sempre em conflito interior, com aquilo que ouvia, com aquilo que via" e a "fazia muitas vezes chorar e ficar triste".

Nas respostas a Miguel Ferraz, Amália dá conta da tristeza de a terem acusado falsamente de ter pertencido à polícia política da ditadura, a PIDE, antes do 25 de Abril de 1974, e de ter havido pessoas que iam a sua casa, antes da Revolução, que deixaram de o fazer no período posterior.

Quanto à possibilidade de se "retirar em beleza", segundo a sua expressão, a fadista argumentava então, com ironia: "Já me tinha retirado há uma data de anos, porque era muito mais bonita aos 20".

A entrevista foi efetuada na casa de Amália, em Lisboa, em novembro de 1989, quando celebrou o cinquentenário de carreira artística, e é publicada agora, no ano em que passam 15 anos sobre a morte da fadista e os 75 anos da sua estreia, precisamente no Retiro da Severa, em Lisboa.

Intitulada "Amália quis Deus que fosse o meu nome", um dos versos do fado "Amália", de José Galhardo e Frederico Valério, a obra, editada pela Fonte da Palavra, é apresentada no sábado, às 16:00, pelo realizador de rádio António Sala, na sede da Fundação Amália, antiga residência da fadista, na rua de S. Bento, em Lisboa.

O investigador Jorge Trigo salienta, no prefácio, o facto de esta obra ser maioritariamente em "discurso direto", não só as respostas da fadista, mas também os vários depoimentos que o autor recuperou para este volume, nomeadamente do poeta David Mourão-Ferreira, da pintora Maluda e do toureiro Diamantino Vizeu, todos já falecidos.

Outros testemunhos incluídos na obra são os dos atores Manuela Maria, Octávio de Matos e Luís Aleluia, do fadista Camané, do artista de variedades Júlio Coutinho e do colecionador de objetos relacionados com a fadista Adriano Catarino.

A obra inclui várias fotos de atos públicos de Amália, de concertos a sessões de autógrafos, e também de momentos mais privados, vindos, na maioria, da coleção de Adriano Catarino.

Miguel Ferraz, de 54 anos, autor de "Amália, quis Deus que fosse o meu nome", é licenciado em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, foi produtor executivo de espetáculos, trabalhou como realizador de rádio em várias emissoras e colaborou com a RTP e a SIC.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.