Pinamonte pede rescisão de contrato de consultor artístico do Teatro S. Carlos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 dez (Lusa) -- O programador artístico Paolo Pinamonti "solicitou a rescisão do seu contrato celebrado com o OPART", Organismo de Produção Artística, que gere o Teatro Nacional São Carlos, anunciou hoje o gabinete do secretário de Estado da Cultura, sem adiantar motivos.

"O gabinete do secretário de Estado da Cultura foi informado de que Paolo Pinamonti, consultor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, solicitou a rescisão do seu contrato celebrado com o OPART", lê-se no comunicado de dois parágrafos, enviado às redações.

O comunicado da tutela foi emitido depois de, na terça-feira à noite, a rádio espanhola Cadena Ser ter noticiado, no seu sítio na Internet, a rescisão do programador com o teatro lisboeta, apontando como causa "incompatibilidades" com a legislação de Espanha.

Paolo Pinamonti é diretor artístico do Teatro La Zarzuela, em Madrid, desde julho de 2011.

A Cadena Ser cita o Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música, responsável pelos programas relacionados com o teatro, dança, música e circo, segundo o qual, "embora a natureza do trabalho desenvolvido por Pinamonti, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, seja puramente artístico e compatível com a legislação espanhola, a fórmula contratual adotada por ambas as partes não é a mais adequada às disposições da Lei de Incompatibilidades" de Espanha.

Segundo a emissora, na semana passada, o programador italiano informou o teatro lírico lisboeta sobre a "necessidade de rescindir este último contrato e procurar novas formas de colaboração com o São Carlos, compatíveis com a legislação espanhola".

O gabinete de Jorge Barreto Xavier garante que "a temporada 2014/2015 do Teatro Nacional de São Carlos está em curso e não será afetada por esta circunstância", referindo-se à rescisão de Pinamonti.

Paolo Pinamonti foi diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos de 2001 a 2007.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.