Surdolímpicos: Portugal fecha primeiro dia com dois recordes na natação

| Desporto
Porto Canal / Agências

Sófia, 27 jul (Lusa) - A natação portuguesa conseguiu hoje dois recordes absolutos na categoria de surdos, durante as eliminatórias das provas dos 200 metros livres e estafeta de 4x100 metros estilos dos Jogos Surdolímpicos, que decorrem em Sófia, na Bulgária.

Nos 200 metros livres, Ricardo Belezas estabeleceu um novo máximo nacional ao nadar em 2.19,62 minutos, fazendo cair o anterior recorde de 2.20,18, que já lhe pertencia.

Ricardo Belezas saiu do complexo de piscinas Spartak com outro recorde nacional na categoria de surdos, ao nadar a estafeta de 4x100 metros estilos - juntamente com Miguel Boura, Miguel Cruz e Tiago Neves - em 4.49,41 minutos, batendo o anterior máximo de 4.57,11.

Apesar dos dois recordes nacionais, os nadadores portugueses não conseguiram marcar presença nas finais, do primeiro dia de competição dos Jogos Surdolímpicos, que decorrem na Bulgária até 04 de agosto.

Nas eliminatórias dos 200 metros livres, além de Ricardo Belezas, participaram Tiago Neves e Miguel Boura, terminaram nas 28.ª e 29.ª posições, com os tempos de 2.19,94 minutos e 2.21,50, respetivamente.

No final das duas provas, Ricardo Belezas admitiu ter ficado surpreendido com a obtenção das duas melhores marcas nacionais, na prova individual e na estafeta.

"Não estava à espera, fiquei muito contente, espero que no futuro possa servir de modelo para os mais jovens", disse o nadador, acrescentando que o objetivo "é continuar a evoluir e tentar chegar a uma final".

Tiago Almeida, coordenador técnico da natação, fez um balanço positivo do primeiro dia de provas: "Começámos bem, conseguimos recordes, que era um dos objetivos, e o nosso nível está a aproximar-se dos restantes países".

O coordenador técnico considerou que a natação surdolímpica portuguesa "tem evoluído muito desde 2011, ano em que Portugal organizou em Coimbra o Campeonato do Mundo".

Portugal está representado nos Jogos Surdolímpicos por 13 atletas, sendo a natação a modalidade com maior contingente, com sete atletas, seis dos quais estreantes.

Em Sófia, na Bulgária, os atletas portugueses vão competir em seis modalidades além da natação.

A 22.ª edição dos Jogos Surdolímpicos reúne cerca de 5.000 atletas, oriundos de 80 países, que competem em 18 modalidades.

AO // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O projeto de André Villas-Boas para o FC Porto

32.º presidente do clube toma posse na terça-feira às 12h00

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.

Länk Vilaverdense despromovido à Liga 3

O Länk Vilaverdense viu este domingo ser confirmada a descida à Liga 3, ao perder em casa com o Torreense, por 1-0, na 32.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, na qual esteve apenas esta temporada.