Prémio Pessoa 2014 é anunciado na sexta-feira em Sintra

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - O Prémio Pessoa 2014, que reconhece a intervenção de uma personalidade portuguesa na vida cultural e científica do país, será anunciado na sexta-feira no Palácio dos Seteais, em Sintra, anunciou hoje a organização.

Esta será a 28.ª edição do Prémio Pessoa, que tem um valor monetário de 60.000 euros. Em 2013, o prémio foi atribuído à investigadora Maria Manuel Mota pelos estudos desenvolvidos sobre a malária.

Presidido por Francisco Pinto Balsemão, o júri do Prémio Pessoa 2014 integra Álvaro Nascimento, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.

O galardão é atribuído a uma pessoa que "tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país", sustenta a organização.

Em anos anteriores o Prémio Pessoa distinguiu, entre outros, o investigador Richard Zenith, o historiador José Matoso, os poetas António Ramos Rosa e Herberto Helder (que recusou o galardão), a pianista Maria João Pires, os arquitetos Eduardo Souto de Moura e Carrilho da Graça, o compositor Emmanuel Nunes, o constitucionalista José Joaquim Gomes Canotilho, a historiadora Irene Flunser Pimentel e o ensaísta Eduardo Lourenço.

O prémio foi atribuído 'ex-aequo' por duas vezes: em 1992 aos investigadores António e Hanna Damásio e, em 1999, ao escritor e político Manuel Alegre e ao fotógrafo José Manuel Rodrigues.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

SS//GC

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.