Vistos gold: Ex-director do SEF vai recorrer da prisão domiciliária

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 nov (Lusa) -- O ex-diretor nacional do SEF, que está desde hoje em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, vai recorrer para o Tribunal da Relação de Lisboa da medida de coação que lhe foi aplicada, disse o seu advogado.

Contactado pela agência Lusa, o advogado João Medeiros referiu que a medida de coação privativa da liberdade aplicada a Manuel Jarmela Palos fundamenta-se na "perturbação do inquérito", considerando ser desadequada, já que bastava que o seu cliente mantivesse a medida de coação de proibição de contactos com outros arguidos e Termo de Identidade e Residência (TIR) para que o pressuposto invocado pelo juiz estivesse "acautelado".

O ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, um dos 11 arguidos que foi detido no âmbito da operação ligada aos vistos 'gold', demitiu-se do cargo ainda antes de saber as medidas de coação pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), estando indiciado por dois crimes de corrupção passiva para ato ilícito.

Quando for apresentado o recurso, competirá previamente ao juiz Carlos Alexandre proferir ou não um despacho de sustentação da medida de coação por si aplicada.

O ex-diretor nacional do SEF, em prisão preventiva desde o dia 18, saiu hoje do Estabelecimento Prisional de Évora para ficar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Na semana passada, a nova ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, exonerou o diretor nacional do SEF, após Manuel Jarmela Palos ter pedido a demissão do cargo, que ocupava desde 2005.

No âmbito da Operação Labirinto, relacionada a aquisição de vistos ´gold´, 11 pessoas foram detidas e permanecem em prisão preventiva dois arguidos, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, e o empresário chinês Zhu Xiaodon.

Também voltaram hoje para casa em prisão domiciliária com pulseira eletrónica,a ex-secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes, Jaime Gomes, sócio-gerente da empresa JMF Projects & Business.

Na sequência deste caso, Miguel Macedo demitiu-se do cargo de ministro da Administração Interna, alegando que a sua autoridade tinha ficado diminuída com o envolvimento de pessoas que lhe são próximas nas investigações.

FC/CMP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.