Sindicato diz que principais bilheteiras da CP no país estão encerradas

| País
Porto Canal

As principais bilheteiras dos Comboios de Portugal estão hoje encerradas devido à greve dos seus revisores e trabalhadores, disse à Lusa fonte do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, adiantando que apenas os serviços mínimos estão a funcionar.

“As bilheteiras na zona norte estão todas encerradas, assim como as principais bilheteiras no resto do país”, disse à agência Lusa António Lemos, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRC).

O dirigente sindical adiantou que na zona norte do país só há comboios de serviço mínimo e que só se efetuaram três comboios urbanos para a linha do Douro e Minho, "até ao momento".

De acordo com o sindicalista, na Linha de Sintra só partiu um comboio.

António Lemos acusou ainda a CP de, ao contrário de em lutas anteriores, não ter bloqueado a venda de bilhetes nos comboios de longo curso, nomeadamente os Alfa e Intercidades, gerando uma “situação lamentável” para os passageiros que compraram bilhetes.

“A CP bloqueava a venda, coisa que não fez [desta vez] e o primeiro comboio do Porto para Faro foi suprimido, mas os passageiros ficaram ao abandono, sendo uma situação bastante lamentável. A ganância por parte da CP foi superior a tudo e a todos, foi uma falta de consideração total para com os trabalhadores”, sublinhou.

Por seu turno, a porta-voz da CP, Ana Portela, declarou que os serviços mínimos nas linhas ferroviárias nacionais estão garantidos "no dia em que se cumpre uma greve dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da empresa Comboios de Portugal".

De acordo com a porta-voz da CP, até às 06:00 de hoje foram cumpridos os serviços mínimos decretados pelo tribunal, tendo circulado 27 comboios, dos 63 programados.

Os serviços mínimos obrigavam a 22, segundo a mesma fonte.

Num aviso aos passageiros na sua página na Internet, a CP informava que, por motivo de uma greve convocada por diversas organizações sindicais, estão previstas perturbações nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional, InterRegional e Urbanos, a partir das 00:00 de hoje.

A empresa antecipa ainda atrasos e supressões pontuais na noite de hoje e na manhã de terça-feira, nos serviços Regional, InterRegional e Urbanos.

Esta jornada de luta foi marcada para demonstrar "o descontentamento face à decisão do Governo em manter as medidas de austeridade".

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.