Particulares investiram mais 81 milhões de euros em certificados de aforro este ano

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jul (Lusa) -- Os particulares colocaram mais 28 milhões de euros em certificados de aforro em junho, com estes instrumentos a recuperarem 81 milhões de euros desde o início do ano, longe dos mais de 1.700 milhões de euros perdidos em 2012.

De acordo com o boletim mensal publicado hoje pelo IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, o valor aplicado pelos particulares no final da primeira metade do ano atingia os 9.750 milhões de euros, mais 28 milhões de euros que em maio.

Desde o início do ano, os certificados de aforro registaram um aumento líquido nas subscrições de 81 milhões.

Apesar da melhoria, que acontece após a suspensão da subscrição de certificados do tesouro (que como tinham a rendibilidade ligada às taxas de juro das obrigações do tesouro a 10 anos no mercado secundário acabavam por não ser rentáveis para o Estado) e do aumento das taxas de juro para estes instrumentos, a recuperação é ainda muito ténue face à sangria verificada no ano passado.

Em 2012, os certificados de aforro perderam 1.715 milhões de euros, um valor muito superior ao esperado pelo Governo.

Já os certificados do tesouro voltaram a perder subscrições, com os particulares a retirarem quatro milhões de euros neste tipo de instrumentos onde já não são aceites novas subscrições.

A dívida direta do Estado (ainda não consolidada como calculada pelo Eurostat) atingiu os 206,6 mil milhões de euros, por efeito da transferência da última tranche do empréstimo internacional relativa à sétima revisão do Programa de Assistência Económica e Financeira.

NM// ATR

LusA/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.