Buscas por João Marinho em Espanha retomadas com equipas luso-espanholas

Buscas por João Marinho em Espanha retomadas com equipas luso-espanholas
| Norte
Porto Canal

Equipas de Portugal e Espanha retomaram hoje as operações de buscas do montanhista português João Marinho, desaparecido há duas semanas nos Picos da Europa, informou a Guardia Civil espanhola.

Segundo fonte da Guardia Civil espanhola, as operações deverão decorrer com um dispositivo idêntico ao de terça-feira, quando estiveram envolvidos 21 efetivos do corpo espanhol, dez elementos da GNR portuguesa e quatro montanhistas voluntários, com o apoio de dois helicópteros, das Astúrias e de Castela Leão.

Na terça-feira, a jornada de buscas, que terminou sem êxito, decorreu entre as 08:00 e as 18:00 locais (menos uma hora em Lisboa), com as condições climatéricas a permitirem uma boa movimentação e uma "operação minuciosa" nas zonas previstas.

Durante o dia foram criados seis grupos de trabalho, um dos quais, com efetivos da GNR e da Guardia Civil, que atuou em Jou Luego, outro com as duas forças em Jou de la Canal Parda.

O terceiro atuou com efetivos da Guardia Civil em Jou de las Pozas, Capozo e La Forcada, o quarto, também da unidade espanhola, na zona de Vegarredonda e o, quinto, com elementos da Guardia Civil e da GNR, na zona de Vegabaño.

Finalmente, o sexto grupo, com elementos da Guardia Civil e voluntários, atuou na zona entre Vegarredonda e Ario.

João Martinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de duas semana, nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

De acordo com a agência espanhola de notícias Efe, fontes próximas da equipa de buscas disseram que a documentação descoberta no computador portátil, que o jovem deixou no interior do seu veículo, apontavam para que este tinha previsto fazer a rota denominada "anillo de los refúgios".

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e, nelas, o 'aventureiro' aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como 'ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura', na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Martinho foi o impulsionador do 'Douro Bike Race', organizou a prova de BTT 'Mountain Quest' e o 'Réccua Douro Ultra Trail'.

+ notícias: Norte

Idoso morre após ser colhido por comboio em Valadares

Um idoso, com cerca de 70 anos, morreu ao início da tarde deste sábado, após ser colhido por um comboio junto à estação ferroviária de Valadares. A circulação ferroviária esteve fechada durante pouco mais de uma hora, mas já se encontra reestabelecida.

Homem baleado em Leça do Balio

Um motociclista terá sido baleado, na Rua de Recarei, em Leça do Balio, Matosinhos, este sábado à tarde, apurou o Correio da Manhã (CM).

Decorrem buscas por mulher de 71 anos desaparecida em Aguiar da Beira

Bombeiros e militares da GNR estão envolvidos nas operações de busca por uma mulher de 71 anos, desaparecida na periferia de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, disse à Lusa a Proteção Civil.