Buscas por João Marinho retomadas com equipas luso-espanholas

| Norte
Porto Canal

Voluntários de Portugal e de Espanha retomaram hoje, ao lado de efetivos da Guardia Civil e da GNR, as operações de busca do montanhista português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa há duas semanas.

Fonte da Guardia Civil espanhola antecipou que na jornada de hoje participem cerca de 20 efetivos daquele corpo e 10 elementos da GNR, números idênticos aos que estiveram envolvidos nas buscas na quarta-feira.

Na quarta-feira participaram ainda na sbuscas dois voluntários, tendo as equipas sido apoiadas por um helicóptero da Guardia Civil das Astúrias.

A jornada de buscas, que terminou sem êxito, decorreu entre as 08:00 e as 19:00 locais (menos uma hora em Lisboa), com as condições climatéricas a permitirem uma boa movimentação e uma "operação minuciosa" nas zonas previstas.

Durante o dia foram criados seis grupos de trabalho, um dos quais, com efetivos da GNR e da Guardia Civil, que atuou em Culiembro e Rayael Jou Luengu, outro com as duas forças em Jou de la Cistra.

O terceiro atuou com efetivos da Guardia Civil em Jou de las Pozas e Veja Huerta, o quarto, também da unidade espanhola, na zona entre Veja la Piedra e Rondiella e o, quinto, com elementos da Guardia Civil na zona de Vegarredonda.

Finalmente, o sexto grupo, com elementos da Guardia Civil e equipas da GNR, atuou na zona de Cain.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de duas semana, nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e, nelas, o 'aventureiro' aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como 'ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura', na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do 'Douro Bike Race', organizou a prova de BTT 'Mountain Quest' e o 'Réccua Douro Ultra Trail'.

+ notícias: Norte

Idoso morre após ser colhido por comboio em Valadares

Um idoso, com cerca de 70 anos, morreu ao início da tarde deste sábado, após ser colhido por um comboio junto à estação ferroviária de Valadares. A circulação ferroviária esteve fechada durante pouco mais de uma hora, mas já se encontra reestabelecida.

Novo "supercarro" de 17 milhões de euros lançado na terça-feira será produzido em Matosinhos

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado na terça-feira e produzido em Matosinhos, disse à Lusa um responsável pelo projeto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.