Rali de Portugal fica mais barato a município de Fafe do que prova de 'sprint'

| Desporto
Porto Canal / Agências

Fafe, 18 set (Lusa) - O presidente da Câmara de Fafe disse hoje à Lusa que a passagem do Rali de Portugal, em 2015, pelo concelho vai custar menos dinheiro ao município do que o "WRC Fafe Rally Sprint" realizado em abril deste ano.

"Vai ficar muito mais barato para o nosso município", afirmou Raul Cunha, recordando que em 2014 a autarquia investiu cerca de 200.000 euros para garantir a realização do troço de demonstração realizado na Lameirinha.

A prova portuguesa, que no próximo ano vai ter lugar no norte do país, fará parte do Campeonato do Mundo FIA de Ralis de 2015 e vai disputar-se depois de Monte Carlo, Suécia, México e Argentina.

O presidente da Câmara de Fafe explicou hoje que o envolvimento de vários municípios do norte do país na organização da prova do mundial de ralis, previsto para 2015 não sobrecarrega tanto a sua autarquia.

"Nos anos anteriores tivemos de suportar sozinhos as despesas, mas creio que valeu a pena e agora todo o norte vai ganhar como isto", observou.

Para Raul Cunha, o acordo celebrado na quinta-feira envolvendo o Turismo do Porto e Norte de Portugal e várias autarquias garante as condições necessárias para que o rali regresse à região.

"Nós estamos muito satisfeitos, porque Fafe é a catedral dos ralis e vai continuar a sê-lo", assinalou, prometendo que "o famoso" troço da Lameirinha está garantido na edição da 2015 da prova pontuável para o mundial de ralis.

Raul Cunha disse não se saber ainda quanto é que Fafe irá ter de suportar para o rali, frisando que tudo vai depender do desenho que a prova tiver.

O autarca acrescentou não ter condições de esclarecer se poderá haver mais troços no concelho para além da Lameirinha, como acontecia nas últimas edições do rali disputadas no norte do país.

"Está tudo em aberto", vincou.

O Rali de Portugal de 2015 vai começar a 21 de maio no Campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.