CGTP diz que PR desrespeitou vontade do povo ao manter Governo

CGTP diz que PR desrespeitou vontade do povo ao manter Governo
| Política
Porto Canal

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou hoje que o Presidente da República desrespeitou a vontade popular ao manter o Governo em funções e corresponsabilizou-o pela política de empobrecimento do país.

"O Presidente da República, ao manter o Governo PSD/CDS em funções, desrespeitou a vontade popular e assumiu-se como corresponsável pelo aprofundamento da política de desastre e de empobrecimento do país", disse Arménio Carlos em conferência de imprensa, no final de uma reunião do Conselho Nacional da CGTP.

O sindicalista, que transmitiu aos jornalistas a análise da situação política, económica e social feita pelo Conselho Nacional, considerou que "a manutenção do Governo em funções significa a descredibilização da política e das instituições democráticas".

Arménio Carlos defendeu ainda que "a democracia tem de ser revitalizada", o que implica "uma forte participação cívica e a realização de eleições a curto prazo".

"Portugal precisa de uma política soberana", disse o líder da CGTP, acrescentando que "o povo não suporta mais o definhamento da economia e o empobrecimento".

Por isso, a Intersindical considera inevitável a rotura com a atual política e a demissão do Governo.

O Conselho Nacional da CGTP decidiu "assumir uma forte dinâmica sindical nos locais de trabalho", reforçar as organizações de base e "exortar os trabalhadores e a população em geral a prosseguir a luta".

Este órgão apelou ainda à participação dos reformados e desempregados numa iniciativa no Porto na sexta-feira e à participação do movimento sindical numa ação de protesto da Frente Comum na segunda-feira em Lisboa.

Os sindicalistas da CGTP vão ainda promover uma campanha de sensibilização dos trabalhadores e da opinião pública durante o mês de agosto, sobre os direitos, liberdades e garantias e para exigir a demissão do Governo e a antecipação das eleições legislativas.

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Marques vão ser ouvidos na AR sobre privatização da ANA

O requerimento do PSD para ouvir no parlamento os ex-ministros socialistas Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba sobre a privatização da ANA Aeroportos foi esta quarta-feira aprovado na Comissão de Economia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".