Legionella: Bactérias nas torres de arrefecimento são as mesmas que infetaram alguns doentes

Legionella: Bactérias nas torres de arrefecimento são as mesmas que infetaram alguns doentes
| País
Porto Canal

O diretor geral da Saúde anunciou hoje que alguns dos doentes com 'legionella' têm a bactéria encontrada em torres de arrefecimento de fábricas em Vila Franca de Xira, que não identificou por o caso estar "em segredo de justiça".

Francisco George falava aos jornalistas no final da apresentação dos resultados dos estudos epidemiológicos efetuados pela 'taskforce' constituída para acompanhar o surto de 'legionella' em Vila Franca de Xira, que conta com a presença dos ministros da Saúde, Paulo Macedo, e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

Segundo Francisco George, o surto -- que causou 316 doentes e sete mortos -- deveu-se a uma "conjugação rara de fatores ambientais que explicam a magnitude do surto" e que incluiu "uma elevada concentração de bactérias e aerossóis em torres de arrefecimento", além de condições climatéricas específicas.

"Há dados analíticos que estabelecem ligações entre bactérias encontradas em torres de arrefecimento e doentes com 'legionella'", adiantou Francisco George.

Questionado sobre quais as torres e de que empresas foram identificadas as bactérias semelhantes às encontradas nos doentes, Francisco George disse que não podia divulgar por o caso estar em "segredo de justiça", no âmbito da investigação do Ministério Público.

Segundo o inspetor-geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Nuno Banza, as análises recolhidas pelos técnicos deste organismo foram já submetidas e validadas ao Ministério Público.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Sistema de controlo de fronteiras afetado por problemas no 'datacenter' da AIMA

O sistema de controlo de fronteiras foi esta segunda-feira afetado devido a problemas no arrefecimento do ‘datacenter’ da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), revelou o gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.