Ana Seara estreia na Casa da Música "Mar de Sophia" que "são todos os portugueses"

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 14 nov (Lusa) -- A jovem compositora em residência 2014 da Casa da Música, Ana Seara, vai estrear, no sábado, a obra "Mar de Sophia", partindo do poema "Fundo do mar" e que a autora considera que pode representar "todos os portugueses".

"Se calhar o 'Mar de Sophia' somos todos nós, todos os portugueses", refletiu a compositora, em conversa com a Lusa, reconhecendo que a sua paixão pela leitura nasceu depois de ter lido "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner.

Ana Seara recordou que a estreia da peça dá-se no mês em que Sophia faria anos, no ano de 2014, ou seja, 10 anos depois da sua morte, mas também se dá o caso de ser no Porto, cidade da escritora, e numa Casa da Música "em que se pode ver o mar".

A compositora disse que a única referência que lhe foi dada pela direção artística da Casa da Música foi a de que 2014 seria o Ano do Oriente na instituição, pelo que poderia ou não ligar-se ao tema.

"Não sabia ao certo, na altura em que me foi falado, quais as obras que ia partilhar no concerto, mas quando me falaram em Ano do Oriente e em ter compositores orientais também a fazer estreias de obras percebi qual era o ambiente que ia existir e que eu ia estar a partilhar, mas tentei sempre manter as minhas próprias referências", afirmou Ana Seara.

Assim, a partir do poema "Fundo do mar" ("No fundo do mar há brancos pavores,/Onde as plantas são animais/E os animais são flores"), a compositora continuou para a criação da obra.

"A estrutura do poema pareceu-me claríssima para estrutura de uma obra e apesar de não ser uma obra descritiva do poema, consigo fazer alguns 'highlights' [sublinhados] do poema e colocá-los nas várias secções da peça e depois foi uma procura tímbrica", declarou a jovem compositora.

Também no sábado, vai haver a estreia nacional da peça "Fluss, para quarteto de cordas e orquestra", de Toshio Hosokawa, e interpretações de "Zero Points", de Peter Eötvös, e "O canto do rouxinol", de Stravinski, pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

TDI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.